Novo modelo de financiamento pode baratear a passagem

Novo modelo de financiamento para o transporte público, com a universalização do vale-transporte, prevê redução imediata de 13% no valor da tarifa técnica (de R$ 2,99 a R$ 2,60), revelou ontem o prefeito Gustavo Fruet durante seminário sobre o tema na Câmara de Curitiba. Baseado no modelo francês, o projeto foi encaminhado ao governo federal, que avaliará a viabilidade de implantação.

A iniciativa de Fruet é a resposta às recentes manifestações que pediam a redução no valor da passagem e pretende resgatar o número de usuários do transporte, que tem diminuído nos últimos anos. Hoje, a legislação autoriza o empregador a descontar 6% do salário do empregado, porém muitos trabalhadores que ganham mais não optam pelo vale-transporte. O projeto prevê que todas as empresas e órgãos públicos repassem diretamente para o sistema de transporte o valor do VT para todos os empregados. Somente pagariam a tarifa cheia os usuários eventuais e o turista.

Segundo o secretário de governo, Ricardo Mac Donald, 47% dos usuários optam pelo VT. Com a obrigatoriedade, o volume da receita aumentaria, possibilitando investimentos no setor. As empresas terão aumento no custo, mas poderão abater do imposto de renda.