Urbs apresenta edital para 750 novos táxis

A licitação será na modalidade concorrência e no tipo melhor técnica. A previsão é que 3 mil pessoas participem da seleção. O prazo para entrega de envelopes de habilitação e proposta vai de 7 a 25 de outubro. Os envelopes serão abertos em sessão pública no dia 28 de outubro. “Acreditamos que no início do ano que vem, após todos esses processos de análises das certidões e dos critérios, teremos novos táxis nas ruas de Curitiba”, prevê Gregório. As novas autorizações terão prazo de 35 anos, prorrogáveis por mais 15. Com a licitação, a frota passa de 2.252 para 3.002 táxis.

Lotes

O edital de licitação foi dividido em três lotes para atender a demanda de mercado. Serão 700 autorizações para táxi convencional e executivo, 30 táxis convencionais para operação por taxistas com deficiência física e 20 para a categoria especial compartilhado, que deverá atender prioritariamente usuários com deficiência, mas quando não houver este atendimento, também pode atuar como convencional.

Daniel Derevecki
Ademir: vantagem.

Medidas agradam motoristas

Os motoristas que acompanharam o lançamento do edital aprovaram os termos para a liberação de novas placas. Taxista há mais de 20 anos, Aramis Galego Júnior considerou a licitação uma vitória. “Para nós que somos empregados foi muito bom, pois agora temos a possibilidade de trabalhar para nós mesmos. Saímos ganhando nessa”, afirma.

Ademir Vieira Garcia, taxista há 14 anos, também aprovou os critérios de entrega das placas. “Vai dar vantagem a quem está mais tempo na praça e tem mais experiência e condições de oferecer o melhor serviço no mercado”, diz.