Mutirão do Primeiro Emprego atrai centenas de jovens

Centenas de jovens compareceram na manhã desta quinta-feira (15) ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Uberaba em busca do primeiro emprego. Eles aproveitaram a oportunidade oferecida no Mutirão do Primeiro Emprego e da Qualificação Profissional, que a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego realiza até esta sexta-feira (16) em Curitiba. O mutirão também oferece vagas em cursos de capacitação profissional e tem uma equipe disponível para confecção de carteiras de trabalho.

Estão sendo ofertadas 600 vagas por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que faz a intermediação de mão-de-obra, promovendo a colocação ou recolocação no mercado de trabalho. Cerca de 20% destas vagas estão abertas na Regional Cajuru, para jovens moradores de bairros próximos, evitando deslocamentos. “Estamos trabalhando com vagas de perfil regionalizado. Funcionários do Sine estiveram no Cajuru, Capão da Imbuia, Uberaba, Jardim das Américas e Guabirotuba em busca de novas vagas para beneficiar os jovens que estão pleiteando o primeiro emprego ou a recolocação”, conta Mirian Gonçalves, vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego.

Mirian explicou que a Regional Cajuru foi escolhida para o primeiro mutirão do emprego para jovens por ser uma das regiões de Curitiba com menor índice de desenvolvimento social. “Nessa região há uma predominância de classes de renda com menor poder aquisitivo e uma população jovem que representa quase 50% dos moradores da região”, disse.

Dione Siqueira, 23 anos, chegou às 6h30min no Cras Uberaba. Foi o primeiro da fila e saiu com um encaminhamento para uma vaga como  repositor de supermercado. “Estou realmente precisando do emprego e não podia perder essa oportunidade”, disse, confiante. Confiança também sentida por Viviane Araújo e Souza, de 18 anos. “Quando soube desse mutirão me aprontei e vim conferir. Estou há um ano desempregada e hoje saio com muita esperança”, afirmou.

Vagas

O Mutirão do Primeiro Emprego do Cajuru possui 600 vagas para colocação imediata. Para os que não possuem qualificação, estão sendo ofertadas 1.000 vagas em cursos de capacitação. “Levar os serviços aos bairros, mais perto da população, é uma das premissas do programa de governo da atual gestão. Por isso estamos investindo na descentralização” afirmou Mirian Gonçalves.

Há vagas, entre outras, para auxiliar de linha de produção, recepcionista, auxiliar administrativo e, até desenhista web. A média de exigência para a ocupação das vagas é o ensino médio, mas há disponibilidade de colocação para outros níveis de escolarização, com salários que variam de R$ 800 a R$ 2.200,00.

Para os jovens que ainda não possuem a carteira de trabalho, uma equipe está no Cras Uberaba, facilitando o acesso ao documento e emitindo a carteira na hora. Basta levar os originais da carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço. Para o primeiro emprego, a única exigência é a carteira de trabalho.

“Quero minha independência financeira”, disse Luan Augusto Stival, de 18 anos. “Uma destas vagas é minha”, afirmou.  Também a estudante Ana Carolina Faria da Silva, de 19 anos, saiu animada. “Estou desempregada há mais de um ano. Sair com uma indicação é bom demais”, afirmou.

Cursos de capacitação

Das mil vagas para a qualificação profissional,  600 são do ProJovem –  Programa Nacional de Inclusão de Jovens, que oferece a conclusão do Ensino Fundamental. Mais 400 vagas são pelo Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – e Plantec – O Plano Territorial de Qualificação, do Ministério do Trabalho e Emprego. As aulas serão ministradas do Instituto Federal do Paraná, SES,C e Senac.

Mutirão do Primeiro Emprego

Data:15 e 16 de agosto de 2013 (quinta e sexta-feira)

Horário: 9 às 16 horas

Local: CRAS Uberaba – Rua Augusto David de Moraes, 160, bairro Uberaba.