Escândalo nas ondas do rádio

Funcionários da CBN Curitiba param por denúncia de assédio

Na manhã desta segunda-feira (5), funcionários do departamento de Jornalismo da Rádio CBN Curitiba (90,1 FM) paralisaram a programação local até o meio-dia. Segundo nota do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor-PR), um comentarista da rádio teria assediado sexualmente uma estagiária da emissora.

Em nota oficial, os funcionários da rádio demonstram sua insatisfação “com a falta de esclarecimentos sobre denúncias de um caso que comprometeu o ambiente de trabalho”. Os funcionários da CBN Curitiba também cobraram “providências em relação aos fatos e a abertura de um diálogo com a equipe”.

Uma funcionária da rádio, que pediu para não ser identificada, disse que o comentarista Airton Cordeiro assediou “com palavras muito grosseiras” pelo menos cinco mulheres, entre elas uma estagiária de Jornalismo. As demais eram secretárias e recepcionistas e, após a denúncia da estagiária, outras mulheres, que inclusive já saíram da CBN, também fizeram denúncias.

“Hoje nós paramos porque queríamos a segurança de que o Airton Cordeiro não voltará mais à CBN, já que blogs estavam dizendo que ele voltaria e não tínhamos nenhuma comunicação oficial por parte da empresa”, afirmou a funcionária.

De acordo com o jornalista Marcos Tosi, que leu uma nota no início do CBN Edição da Tarde, por volta das 14 horas, os funcionários da emissora decidiram retomar os trabalhos, após receberem a promessa por parte da direção da rádio de que serão tomadas providências a respeito do caso. Tosi disse também que a direção da empresa se comprometeu a manter o diálogo e que não ocorrerão represálias.

Contudo, logo após ler o comunicado, Tosi anunciou via Facebook seu desligamento da emissora. “Tomei a decisão de me desligar no final de semana; hoje pela manhã, a redação parou por iniciativa própria, por julgar que o ambiente de trabalho estava comprometido. Retardei minha saída para ajudar a mediar um acordo. Os ditames de minha profissão, e mais do que isso, minhas convicções pessoais, levam-me a tomar esta decisão”.

Saídas

 

Na manhã desta segunda, em seu blog, o jornalista Alvaro Borba anunciou sua saída da emissora, após quase uma década de trabalho na rádio. Borba agradeceu a oportunidade e enfatizou que a experiência acumulada lhe fez tomar a decisão de deixar a rádio.

“Quero acreditar que foi graças às experiências acumuladas ao longo dessa quase década que adquiri o amadurecimento necessário para tomar a decisão anunciada aqui. Sei que não está sobrando emprego por aí, mas se há algo mais escasso que emprego é biografia. Biografia, a gente só tem uma”.

Sindijor divulga nota

O Sindijor-PR divulgou uma nota nesta segunda-feira a respeito da paralisação promovida pelos funcionários da rádio CBN Curitiba, informando que diretores do Sindijor estavam na sede da emissora, ao lado dos jornalistas da empresa.

O comunicado afirma que “relativo aos esclarecimentos sobre assédio sexual, na reunião a empresa recebeu um dossiê com provas – gravações e e-mails – levantadas pela equipe de jornalismo. Diante das evidências, os representantes da empresa afirmaram à equipe jornalística que o acordo que ela tinha com o acusado foi rompido e garantiram que não há possibilidade de seu retorno aos quadros da empresa. A CBN Curitiba também prometeu dar apoio psicológico às funcionárias que sofreram assédio”.

Segundo a diretora de Finanças do Sindijor, Maigue Gueths, que conversou com os jornalistas da CBN Curitiba na manhã desta segunda, na sede da emissora, os jornalistas tiveram muita dignidade na condução do caso. Na opinião da diretora, as denúncias precisam ser apuradas e, caso se confirmem, devem ser levadas para as esferas competentes.

Maigue afirmou também que a diretoria do Sindijor ainda não decidiu quais medidas tomará a respeito do caso, mas que, se as denúncias forem comprovadas, o responsável pelo suposto assédio poderá ser denunciado no Conselho de Ética do sindicato.

Reprodução
“Esta é uma acusação muito séria. Ainda não sei ao certo de onde partiram as denúncias, mas quem as fez terá que provar”, declarou Airton Cordeiro.

Airton Cordeiro acusa colegas de perseguição

Em entrevista concedida ao Paraná Online, por telefone, o comentarista Airton Cordeiro repudiou as acusações de assédio sexual e disse que está sendo vítima de uma “campanha sórdida” para afastá-lo da emissora.

“Eu estava nos EUA com toda a minha família festejando meus 50 anos de casamento. Quando retornei, no dia 18 de julho recebi esta notícia de assédio sexual”.

Cordeiro disse que não lhe foi concedido a oportunidade de se defender das acusações. “Houve a denúncia e em nenhum momento eu fui ouvido e a minha testemunha é o Eli Thomaz de Aquino, diretor da rádio”.

Sobre a sua permanência na CBN e que providências tomará diante das denúncias, Cordeiro disse que esperará a evolução dos fatos, mas afirmou que já acionou o Escritório Professor René Dotti para que, no momento oportuno, tome as medidas necessárias.

“Esta é uma acusação muito séria. Ainda não sei ao certo de onde partiram as denúncias, mas quem as fez terá que provar. Um sorriso não pode ser considerado assédio sexual. Eu não levei ninguém para o motel. O que está acontecendo é uma sórdida campanha elaborada por meus detratores. Tenho muitos inimigos e estas pessoas querem me prejudicar, mas não conseguirão”, completou Cordeiro.

Resposta da CBN nacional

Em e-mail enviado ao Paraná Online, a direção de rede da rádio CBN se pronunciou sobre as denúncias afirmando que confia na resolução do caso. “A Rede CBN tem certeza de que sua afiliada de Curitiba vai tomar todas as providências necessárias para resolver quaisquer problemas internos que tenham ocorrido, além de informar e esclarecer seus ouvintes”, finaliza a nota.