Hora do Mamaço reúne mamães e bebês

Curitiba foi uma das 45 cidades brasileiras que realizaram neste domingo a Hora do Mamaço, um momento de amamentação coletiva para destacar a importância do aleitamento materno. Na capital paranaense, o evento foi realizado no Jardim Botânico e reuniu cerca de 120 pessoas, entre mães, gestantes e crianças de várias faixas etárias. A ação faz parte das atividades da Semana Mundial de Amamentação, realizada entre os dias 1.º e 7 de agosto.

O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, e a coordenadora do Programa de Aleitamento Materno (Proama) da secretaria, Claudete Teixeira Krause Closs, também compareceram ao evento, organizado por meio das mídias sociais.

Massuda afirmou que todas as ações que estimulem o aleitamento materno são importantes e devem ser divulgadas para que as mulheres que têm algum tipo de dificuldade saibam como e onde procurar ajuda. “Em Curitiba, a equipe do Proama e as profissionais que trabalham nas unidades de saúde estão preparadas para auxiliar e orientar essas mães”, disse o secretário. Massuda lembrou que o leite materno é o alimento mais completo para o bebê: “Além das proteínas e de outras substâncias necessárias para o desenvolvimento da criança, é uma vacina natural, pois fornece anticorpos para proteger o bebê contra doenças”, comentou o secretário.

Claudete destacou ainda a importância do vínculo que se forma entre a mãe e a criança no momento da amamentação. “Além da nutrição, há uma série de benefícios que a amamentação fornece para a criança, como o desenvolvimento da fala, do paladar e até mesmo o fortalecimento do vínculo com a mãe”, salientou.

Para a organizadora do evento em Curitiba, Aline Leal Kuss, a Hora do Mamaço é uma forma de chamar a atenção para a importância do aleitamento. A jornalista Danielle Grosso, que participou do evento pela primeira vez, disse que este tipo de evento, em um espaço público, é essencial para ajudar a colocar fim ao preconceito que ainda existe quando as mães amamentam seus filhos em espaços coletivos, como parques, restaurantes e outros.

A estudante de Enfermagem Ana Clara Marques, mãe da Luiza, de dois anos, falou da falta de informações que prejudica as mães durante a amamentação. “Às vezes falta apoio da família e até mesmo dos profissionais de saúde”, comentou.