Motoristas abusados

Vagas exclusivas são desrespeitadas em Curitiba

Leis e placas sinalizando vagas exclusivas de estacionamento em ruas e estabelecimentos comerciais de Curitiba são muito desrespeitadas pelos motoristas que estão proibidos de utilizá-las. De janeiro a junho deste ano, 3.982 condutores foram autuados por parar o veículo irregularmente em vagas de idosos e outros 1.032 por colocar o carro em locais reservados a deficientes. No ano passado inteiro, foram 7.023 infrações anotadas em espaços destinados a idosos e 2.728 nos guardados para deficientes.

O guardador de carros Alexandre Gonçalves dos Santos, que trabalha na região da Praça Osório, afirma que quando a fiscalização não passa, os motoristas não respeitam. “Sábado depois das 13h é bem comum ver carros sem credencial usando os lugares de idoso e deficiente”, entrega. Mas o flanelinha afirma ainda que é muito comum a vaga de idoso ser ocupada por quem não é da terceira idade mesmo em dia de semana.

Reclamação semelhante à do publicitário Orion Lagrotta, que possui credencial de idoso e diz que nas ruas acaba encontrando vagas livres, mas nos mercados percebe que a dificuldade é maior. “Nos mercados, naqueles dias de feira, é difícil. Vai muita gente e as pessoas acabam usando as vagas prioritárias sem credencial”, denuncia.

Segundo o superintendente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Valmor Rovaris, caso alguém esteja parado de forma irregular “o certo é ligar para o telefone 156 da prefeitura e também comunicar o segurança do mercado”. Ligar no 156 também é o correto nos casos nas ruas e shoppings.

O presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Mauro Nardini, ressalta que “as pessoas não têm respeitado as vagas. Nos shoppings tem respeito maior, mas em supermercados a incidência é maior”. Já na opinião do presidente da Associação dos Aposentados e Pensionista do Paraná (Apospar), Tiago dos Santos Vieira, “aeroporto é um pouco complicado, não tão satisfatório quanto shopping e mercado”.

Desobediência custa R$ 53,20 e três pontos

O diretor de fiscalização da Setran, Eder Carlos Rodrigues, lembra que é importante ligar para o número 156, “pois apenas a Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran) tem a autoridade para multar”. Quem para o carro sem credencial na vaga de idoso e deficiente leva multa de R$ 53,20, recebe três pontos na carteira e pode ter veículo removido. Rodrigues lembra que “a paradinha, mesmo que seja rápida, também pode ser punida caso o fiscal esteja passando no momento”. O alerta dele é que “as pessoas procurem respeitar as vagas pelo ato de cidadania”.

Aliocha Mauricio
Orion: dificuldade maior é nos supermercados, em dias de feira.