Consequência da Lei Seca

Urbs autoriza criação da linha de ônibus ‘Interbares’

A Urbs, responsável por gerenciar o transporte coletivo em Curitiba, sinalizou positivamente para a criação da linha de ônibus Gastronômica/Interbares. A autorização foi dada nesta sexta-feira (26) durante reunião entre Rodrigo Binotto Grevetti, diretor de transportes, Fabio Aguayo, presidente da Associação de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas (Abrapar) e Gilberto Daher, representante da empresa Fretam Transportes.

A linha, que funcionará sem a injeção de dinheiro público, deverá atender exclusivamente a área de turismo, gastronomia e entretenimento da cidade e funcionará de modo semelhante à utilizada na linha Interforuns da OAB. Além disso, o itinerário tem como ideia fomentar setor, que sofreu abalo por conta da Lei Seca e do “efeito Santa Maria”, uma referência ao acidente que aconteceu na Boate Kiss, na cidade gaúcha de Santa Maria, no qual centenas de pessoas acabaram morrendo.

Segundo a Abrapar, essa é uma das piores crises que o setor tem passado nos últimos 15 anos, o que acarretou em demissões e até mesmo fechamento de muitos estabelecimentos comerciais. Os dados da associação sugerem que a queda no faturamento do setor chegue a 40%.

Funcionamento

A expectativa dos envolvidos na criação da linha Interbares é de que o funcionamento ocorra no mês de setembro.  Outra causa levantada pela Abrapar é a liberação de novas placas de táxi ainda em 2013, visando as compras de final de ano.