TCE inicia auditoria no pedágio da Rodonorte

Técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) iniciaram, nesta segunda-feira (22), auditoria na concessionária CCR Rodonorte, que opera sete praças de pedágio, em 567,78 quilômetros de rodovias paranaenses. O prazo de conclusão do levantamento técnico é de 90 dias. Depois, os apontamentos serão submetidos à defesa dos envolvidos, antes do julgamento do processo em plenário.

A equipe é composta por cinco analistas de controle, sob a coordenação de Alexandre Antônio dos Santos, diretor de Auditorias do Tribunal. Os técnicos vão analisar o contrato, o custo das tarifas, o investimento e o estágio do cronograma de obras previstas na concessão, além da rentabilidade da empresa. A CCR Rodonorte opera o Lote 5 do Anel de Integração - formado por 381,5 quilômetros de rodovias federais e 186,28 quilômetros de rodovias estaduais.

Nesse lote estão algumas das mais importantes vias de ligação paranaenses, como a BR-376 (conhecida como Rodovia do Café, que une o Norte e o Noroeste do Paraná a Curitiba), o trecho da BR-277 entre Curitiba e São Luiz do Purunã e a PR-151, entre Ponta Grossa e Jaguariaíva. O fluxo médio diário dessas rodovias, segundo o site da empresa, soma 58 mil veículos.

 Tarifa e obras

Os técnicos do TCE já concluíram os relatórios de auditorias realizadas em duas concessionárias de pedágio do Paraná: Viapar e Ecocataratas. A Viapar opera o Lote 2 do Anel de Integração (BR 369, entre Cascavel e Londrina e BR-376, de Maringá a Paranavaí). A Ecocataratas é responsável pelo Lote 3, trecho da BR-277 que liga Guarapuava a Foz do Iguaçu.

Os relatórios das duas auditorias apontam que as concessionárias não executaram todas as obras previstas em contrato e cobram tarifas acima dos valores compatíveis com os serviços oferecidos aos usuários. Atualmente, os processos estão na fase de defesa. O TCE vai realizar auditorias nas outras três concessionárias que atuam no Paraná: Econorte, Caminhos do Paraná e Ecovia.

Segundo o presidente do TCE, conselheiro Artagão de Mattos Leão, a intenção do órgão de controle, ao realizar o trabalho técnico, é fornecer aos gestores dos contratos e, principalmente, aos usuários das rodovias paranaenses, informações que deixem claro qual a real situação de cada lote. Outro objetivo é orientar eventuais decisões que venham a ser adotadas, reforçando a atuação preventiva do TCE.


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Esta notícia já contém 4 comentários.

  • Felipe Campos
    22/07/2013 - 16:35

    Porque TCE só agora resolveu ir atrás de explicações???? outra VERGOONHA sem fim!!!no mínimo acabará em "pizza" o povo tem q'unir forças p/por abaixo essa "dinastia escabrosa"que são os pedágios,pistas ridículas,só"maquiagens"+obras?isso deixa prá lá

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  • Felipe Campos
    22/07/2013 - 16:30

    centenas d'vidas ceifadas nesse trecho entre Apucarana e Pta.Grossa,poderiam serem salvas se a RODONORTE tivesse nestes 15anos realizado a obra de duplicação,hoje valores q'são um roubo por uma pista anos luz abaixo da qualidade q'paranaenses merecem

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  • Felipe Campos
    22/07/2013 - 16:25

    Cadê início das obras de duplic.que o gov.Richa anunciou???já passou da hora e muito!? ou será que irão esperar o result.das urnas p/ver se essa promessa vale a pena cumprir?? VERGOOONHA...valores extorsivos,R$bilhões arrec.em 15anos,e nada de duplic

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  • Felipe Campos
    22/07/2013 - 16:22

    RODONORTE é uma vergooonha!! Apucarana/Pta.Grossa míseras 3as.faixas,pista c/trechos c/desgastes asfáltico(15anos de concessão e cadê pista dupla???)extorsão nas cobranças,e nada de obras,obras q'cito é PISTA DUPLA n/cortar mato,pintar faixas,e aí??

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