Começa maior batalha do mais concorrido vestibular

Hoje começa o vestibular mais disputado do Paraná: o da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ontem, o dia foi de muita expectativa para os estudantes que pleiteiam uma das vagas num curso universitário. A maioria dos cursinhos pré-vestibulares de Curitiba promoveu os chamados aulões de véspera. Neles, professores se concentram em fornecer duas orientações em especial: relembrar o aprendido e buscar o relaxamento.

O Curso Dom Bosco realizou seu aulão no Centro de Convenções de Curitiba. Foram 4.200 estudantes divididos em dois turnos. O diretor do curso e professor de História, Ari Herculano de Souza, explicou que o objetivo do aulão é passar dicas, lembrar o que foi estudado e valorizar o que o aluno aprendeu durante o ano. “A parte afetiva é importante. Mostramos ao aluno que estamos com ele e que ele está preparado. Com essa confiança ele rende melhor nas provas”, destacou, lembrando que os aulões são sempre em clima descontraído.

Para a prova de História Ari afirmou que os temas ligados à cultura são importantes e provavelmente vão aparecer.

O professor de Física do Curso Expoente, Paulo Lee, explicou que nos aulões apenas se revisa e não se ensina nada novo. Ele disse que tentar aprender nessa hora acaba intranqüilizando o estudante. “É uma revisão descontraída onde tentamos fazer o aluno se sentir bem para fazer a prova”, explicou. Lee disse que o importante para se aprender Física é interpretar o fenômeno. “Não é só decorar as fórmulas. Claro que damos macetinhos, mas o importante é compreender como as coisas estão acontecendo”, destacou.

Expectativa

A expectativa de Thayane Pucci, 17 anos, em seu primeiro vestibular, é estar bem preparada. Ela quer uma vaga no curso de Arquitetura na Federal. A matéria que mais sente dificuldade é Química. “Este aulão vai ser útil “, afirmou.

Com mais experiência, André Luís Alves Oliveira, 18 anos, disse que seu segundo vestibular vai ser melhor que o primeiro. “Um ano a mais de estudo e acho que estou com mais preparo e tranqüilidade”, relatou o candidato a uma vaga no curso de Música-Produção Sonora da UFPR. Na opinião dele o aulão é mais festa do que aula. “Mas serve para descontrair”, concluiu. Até as 14 horas de ontem, 2.700 candidatos não haviam retirado seus comprovantes de inscrição, o que pode ser feito até minutos antes do horário das provas pela Internet no site

www.nc.ufpr.br

Voltar ao topo