Morre o ex-secretário municipal Ronaldo Schwantes

Faleceu na manhã desta quinta-feira (18) Ronaldo Vadson Schwantes, assessor especial do prefeito Gustavo Fruet e ex-secretário especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O prefeito decretou três dias de luto oficial.

Ronaldo foi um dos maiores representantes da esgrima no País. Profissional de Educação Física, funcionário de carreira da Secretaria Municipal de Educação, foi diretor da Escola Municipal de Educação Especial Helena Wladimina Antipoff. Na atual gestão municipal, ele aceitou o convite do prefeito Gustavo Fruet para assumir a Secretaria de Pessoa com Deficiência, mas pediu exoneração no final de janeiro para tratamento contra um câncer, doença que o levou à morte.

No âmbito esportivo, obteve importantes conquistas como atleta de esgrima. Destaque para a 3ª colocação nos Jogos Panamericanos do México, em 1975, 4ª colocação nos Jogos Panamericanos de Porto Rico, em 1979, e 4ª colocação nos Jogos Panamericanos da Venezuela, em 1983 – todos esses resultados obtidos na modalidade espada equipes.

Schwantes também foi 12 vezes campeão brasileiro nas modalidades espada e florete. Além das conquistas como atleta, foi também Diretor Técnico da Federação de Esgrima do Paraná. Schwantes foi atleta incentivado pelo município de Curitiba.

O corpo será velado na Capela 2 do Cemitério vertical, R. Konrad Adenauer, 940 – Tarumã, mas ainda não há horário de início confirmado.

Voltar ao topo