Luto

Morre Carlos Antunes dos Santos, ex-reitor da UFPR

Morreu na madrugada de ontem o ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Carlos Roberto Antunes dos Santos, que dirigiu a instituição de 1998 a 2002. Pesquisador aposentado do Departamento de História, permaneceu atuando na pós-graduação e orientou dezenas de teses e dissertações na área de história dos alimentos. Nascido em Porto Alegre, professor Antunes tinha 70 anos e faleceu em decorrência de complicações de cirurgia no quadril.

O velório aconteceu no saguão do prédio histórico da UFPR na Praça Santos Andrade e hoje o corpo será cremado. A UFPR decretou luto oficial de três dias. Antunes deixa esposa, a professora aposentada do Departamento de História, Roseli Maria Rocha dos Santos, e três filhos.

Legado

“Era uma das cabeças importantes da UFPR”, resumiu o reitor Zaki Akel Sobrinho, lembrando que o professor enfrentou tempos difíceis com a falta de recursos, numa época em que as universidades não eram prioridade do governo federal. Antunes administrava a UFPR quando o prédio histórico foi escolhido símbolo da cidade. Foi na gestão dele que a UFPR criou os primeiros cursos de educação a distância e entrou na internet. Outras realizações foram a criação de 13 novos cursos de mestrado, 11 de doutorado e vários de graduação, como Engenharia Ambiental e Engenharia Industrial Madeireira. O ex-reitor deixou vasta produção científica, entre elas livros sobre a alimentação no Paraná.

Voltar ao topo