Ampliação

Prefeitura divulga normas para licitação dos táxis

Interessados nas 750 novas autorizações para serviço de táxi e a população poderão apresentar sugestões na audiência pública que será realizada no próximo dia 4, às 19h, no Salão de Atos do Parque Barigui. A proposta da prefeitura, disponível no www.urbs.curitiba.pr.gov.br, é de licitação para concessão onerosa, por 35 anos. O valor de outorga previsto é o equivalente a 500 quilômetros rodados por ano, o que hoje representa R$ 1 mil.

Com a licitação, a frota passaria de 2.252 para 3.002 carros. Estarão impedidos de participar da concorrência integrantes da diretoria ou administradores que estejam no exercício do cargo ou função pública na administração municipal ou na Câmara de Curitiba. Também ficam legalmente impedidos de concorrer à concessão taxistas permissionários ou condutores que tiveram a permissão ou registro de condutor cassados nos últimos dois anos; profissionais detentores de autorização, permissão ou concessão de táxi; ex-permissionários; e empresas, consórcios, associações ou cooperativas.

Exigências

Entre os requisitos para os interessados nas novas placas estão: ter veículo com ano de fabricação superior a 2009; apresentar o veículo no prazo de 60 dias, prorrogáveis por mais 60, além de participação no curso Táxi Tour. A ideia da Urbs é permitir uma única transferência de concessão, o que só poderá ocorrer três anos depois da outorga. Aquele que receber a autorização transferida terá que completar o prazo restante da concessão. Formulário para sugestões está disponível no site da Urbs.

Todas as diretrizes estão no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br.