Baladas não costumam resultar em relacionamento

Conhecidas como locais de paquera, baladas não costumam resultar em compromissos duradouros, como namoro, noivado e casamento, para a maioria dos brasileiros. Segundo pesquisa feita por professores da área de psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre relacionamentos amorosos, a maior parte dos namoros é fruto de relacionamento no próprio ambiente social, como vizinhança, escola, trabalho e festa de amigos.

Dos 450 participantes que responderam ao questionário pela internet, entre homens e mulheres de todo o País, 65% contaram que conheceram seus parceiros desta forma, enquanto 35% tiveram o primeiro contato em algum local de balada ou ao acaso. O estudo liderado pela pesquisadora Lídia Weber revela ainda que 28% dos entrevistados não estão em relacionamento romântico atualmente. As mulheres representaram 83% dos entrevistados, com idade média de 25 anos.

Romance

Na avaliação da coordenadora, o local de proximidade social leva com mais frequência ao relacionamento de longo prazo, como noivado e casamento. Já para encontrar um “ficante” o local mais frequente foi a balada, onde a maior parte dos parceiros se conheceu pela internet.

Ao passo que a maior parte das pessoas que conheceram seus parceiros na vizinhança, na escola ou no trabalho já tinha contato anterior por outro motivo com o companheiro e essa relação se transformou em romance. Em segundo lugar, aparecem aqueles que não se conheciam, tiveram contato por outro motivo e essa relação se transformou em romance. Já as pessoas que encontraram seus parceiros numa festa (aniversário, casamento, churrasco) foram apresentadas por amigo em comum.

Voltar ao topo