Bike seria a solução pra desafogar o trânsito

Tornar a bicicleta o meio de transporte mais popular de Curitiba. Este é o sonho do técnico em informática Jeferson Strujak, 32, que diariamente percorre mais de 60 quilômetros em duas rodas.

Morador da Vila Guaíra, Jeferson usa a bicicleta para levar o filho Felipe, de 4 anos, à escola, que fica a 12 quilômetros de sua casa, na Vila Nossa Senhora da Luz, CIC. Em seguida, segue para o trabalho, também no bairro, que fica distante mais oito quilômetros. O mesmo trajeto é feito no final do dia. “Desde piá sou maluco por bicicletas. Sou tão viciado que decidi não tirar a carteira de motorista. Até hoje não sei dirigir e nem quero aprender”, conta o ciclista.

Jeferson diz que a bicicleta é uma das grandes paixões da sua vida e, além de ser um hobby, é também seu meio de transporte. “Não é só para o trabalho que eu vou de bike. Faço absolutamente tudo com bicicleta. Vou ao banco, supermercado, visito parentes, amigos. É o meu meio de transporte e com ele vou pra qualquer lugar que eu quiser sem gastar dinheiro e ainda ajudando o meio ambiente”, explica.

Felipe Rosa
“Vou pra qualquer lugar que eu quiser sem gastar dinheiro e ainda ajudando o meio ambiente”.

Segundo o ciclista, levar o filho diariamente à escola de bicicleta tem fortalecido a relação entre os dois e dado à criança uma nova visão da capital. “É o nosso momento. Nós vamos conversando, vou mostrando a cidade pra ele, que vai vendo uma cidade que não poderia ver se estivesse dentro de um carro. Além disso, ele já está, desde cedo, criando uma nova visão de mundo, no qual os carros não fazem parte. É muito legal vê-lo tendo essa experiência. Sem dúvida é a melhor parte do meu dia”, relata.

Conectado

A paixão pelas duas rodas fez o ciclista criar um blog (www.cicloativismo.blogspot.com) onde publica notícias e vídeos do mundo inteiro relacionados ao tema. “No site eu procuro mostrar tudo que acontece em diversas cidades do mundo em relação à utilização da bicicleta como meio de transporte. Então posto fotos de ciclofaixas em diversas cidades da Europa e Estados Unidos, bicicletários urbanos construídos em grandes centros urbanos e novidades em relação aos equipamentos. Já tivemos mais de um milhão de acessos”, orgulha-se.

Políticas precisam mudar

Por conhecer bem o cotidiano de um ciclistas nas ruas de Curitiba, Jeferson afirma que a capital ainda precisa executar políticas mais eficazes em prol do uso das bikes. “É preciso construir mais ciclofaixas, bicicletários e apostar na educação dos motoristas, com quem dividimos as ruas, e dos próprios ciclistas. A coisa já está mudando, mas precisa mudar mais rápido”, alerta.

Enquanto espera mudanças mais significativas nas políticas pró-bicicletas, Jeferson continua batalhando pelo sonho de ver mais bikes nas ruas do município. “Quanto mais bicicletas nas ruas, mais rápido teremos uma ação do governo. Então, vou andando cada vez mais de bike e divulgando essa cultura no meu blog. Não posso parar”, afirma