Bronca geral

CPI da telefonia já tem mais de seis mil denúncias

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel da Assembleia Legislativa já recebeu mais de 6 mil denúncias contra as operadoras, em nove cidades do Paraná. Depois do giro pelo interior, a comissão chegou ontem a Curitiba. A coleta de depoimentos e reclamações continua até amanhã, na Praça Rui Barbosa e na Boca Maldita. Também é possível participar pela internet, pelo www.cpiparana.com.br, que já recebeu outras cinco mil denúncias.

A coleta de informações começou no dia 9 deste mês, em Foz do Iguaçu. A central móvel passou por Cascavel, Pato Branco, Guarapuava, Ponta Grossa, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Londrina e Maringá. Após o encerramento do trabalho externo, a comissão vai ouvir operadoras e órgãos de defesa do consumidor, em audiência pública marcada para 10 de junho, uma semana antes da data prevista para conclusão do relatório final. O documento irá sugerir medidas para melhorar a telefonia móvel no Estado e novas leis para regular o setor.

Reclamações

Ontem, a central móvel esteve na Boca Maldita, onde ouviu centenas de curitibanos insatisfeitos com os serviços de telefonia. Segundo o presidente da CPI, deputado estadual Leonardo Paranhos (PSC), a maior parte das reclamações se refere a problemas de sinal, queda de ligações e cobranças indevidas. “Também há situações mais graves, como ligações para telefones de emergência da Polícia Militar e bombeiros que são desviadas para outros municípios ou não são completadas”, cita.

“A internet móvel é muito lenta e às vezes nem funciona. Mas nem tentei reclamar, porque não adianta. Acho que a CPI pode melhorar a situação, pois tem mais força que uma pessoa sozinha”, opina a fisioterapeuta Danielle Bosquilia.

A telefonia móvel é o serviço campeão de queixas no Procon-PR. Desde o início do ano já foram registradas 2.293 reclamações, sendo que 477 resultaram em processos administrativos.

Voltar ao topo