Caçadores de notícias

Universitária mostra a força do voluntariado

Apesar de jovem, a universitária Kauanna Batista Ferreira, 21, já possui uma trajetória importante na Vila Torres. Desde os 16, a estudante de Jornalismo decidiu interferir positivamente na rotina do local ao invés de ficar alheia às necessidades da comunidade onde mora. Tudo começou com um “Dia da Cultura”, realizado em 2009, que evoluiu para a criação de uma biblioteca comunitária, seguida pela fundação da Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano (ODPH).

A iniciativa funciona no número 405 da Rua Manoel Martins de Abreu, no Prado Velho, onde atende pelo menos 30 crianças com idades entre 5 e 13 anos em atividades complementares ao ensino regular. Para participar do projeto, onde têm aulas de capoeira, artes, informática e outros, elas precisam estar matriculadas e com frequência satisfatória na escola. O espaço também realiza ações que envolvem todos os moradores e ainda realiza um bazar comunitário todo segundo sábado do mês, em que roupas são vendidas ao preço máximo de R$ 2.

Reconhecimento

“As crianças são as sementinhas da vila. Se não cuidarmos delas, elas podem se perder”, afirma Kauanna, que é a presidente da ODPH e conta com o trabalho de seis voluntários, além de uma educadora social, cujo salário é pago por um empresário que investe no projeto.

Mas ao mesmo tempo em que atende as crianças, a jovem também destaca o envolvimento da comunidade, que é valorizada com esta e outras iniciativas realizadas na Vila Torres. “As pessoas percebem que podem ser o que elas quiserem, é só ter vontade, correr atrás. Não imaginava representar a Vila Torres e essa foi a melhor coisa que aconteceu”, afirma ela, que observa um grande potencial na vila. “As pessoas também precisam deixar aquele paradigma de favela para se tornar um bairro grande, uma comunidade”, observa.

Para atender as necessidades locais, Kauanna ainda sonha com a expansão dos trabalhos da organização. Ela pretende implantar o projeto Menor Aprendiz, dando continuidade ao projeto com as crianças e também fortalecer a educação para jovens e adultos. “Não paro de sonhar, quero sempre algo melhor”.

Acervo de 5 mil livros

Antes de fundar a Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano, Kauanna participou da criação de uma biblioteca comunitária. O acervo foi conseguido junto com os carrinheiros da vila, que recolhiam muitos livros. Com a doação dos trabalhadores, ela e outros voluntários montaram um espaço onde conseguiram juntar 5 mil livros, acervo catalogado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Foi um marco”, lembra. Em 2011, a administração da biblioteca foi transferida para o Clube de Mães da Vila Torres, que atualmente mantém o acervo.

Serviço

A organização precisa de doações de alimentos não perecíveis, livros infantis, material escolar e trabalho voluntário. Informações pelos telefones (41) 9776-3767 ou 3019-4965 (com Kauanna ou Val) e também pelo email od_ph@hotmail.com

 

Marco Andre Lima
Crianças têm aulas de capoeira, artes e informática.
Marco Andre Lima
Bazar vende ro,upas por até R$ 2, todo segundo sábado do mês.

Confira no vídeo o depoimento da Kauanna.