Estação da Leitura promove o gosto pela leitura

Quem passa pelo Terminal do Pinheirinho não tem desculpa para andar sem a companhia de um bom livro. Entre um ônibus e outro é possível fazer uma pausa na Estação da Leitura e sair de lá com uma obra-prima na mão. O espaço, que funciona há quase três anos, fica dentro do terminal e oferece cerca de 1,5 mil livros novos.

O público é variado, são cerca de 600 visitantes por mês, entre eles estudantes, donas de casa e trabalhadores que se renderam aos encantos dos livros e aproveitam a leitura para passar o tempo durante o deslocamento aos bairros mais distantes. Em média são feitos cerca de cem empréstimos mensais, em um acervo diversificado e composto exclusivamente por títulos brasileiros e estrangeiros. “Muitos passageiros nem percebiam o espaço e quando conheceram adoraram”, conta a mediadora de leitura Alana Saiss.

De acordo com ela, a preferência é pela literatura norte-americana. Apesar da resistência às obras nacionais, o projeto está conseguindo estimular novos leitores, como o estudante Vinícius Oliveira, 13, que pediu para sua mãe fazer o cadastro na Estação da Leitura. “O pessoal esqueceu um pouco dos livros e fica só na internet. A estação é interessante, legal, diferente”, conta a mãe do garoto, a dona de casa Rose Oliveira, 35. Ela, que sempre passa pelo local, também aproveita para escolher os próprios livros. “Quanto mais a gente vai lendo, mais quer saber o final do livro”, diz.

Para a dona de casa Terezinha Alves de Paula, 56, que mora em Fazenda Rio Grande, a leitura é um hábito que a acompanha desde a infância, quando começou com os gibis. “Passo aqui três vezes por semana e pego livros. Eu amo ler e não consigo parar. Sinto falta, quase como a fome”, conta.

Leia!

Além da Estação da Leitura, funcionam outros 15 espaços com livros em Curitiba. Basta fazer um cadastro, válido por um ano, e o prazo de empréstimo de cada livro é de 14 dias. O espaço também aceita doações de obras literárias. Mais informações no www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Veja mais sobre o espaço no vídeo.