Paraná confirma mais de 7 mil casos de dengue

Com a confirmação de mais 1.950 casos de dengue, subiu para 7.388 o total de registros da doença no Paraná desde agosto de 2012. Neste período foram contados 33 casos graves e seis mortes. Ao todo, 126 municípios já apresentaram casos autóctones. As cidades que concentram o maior número de casos são Paranavaí (1.876), Peabiru (982), São Carlos do Ivaí (723), Fênix (312), Maringá (303) e Campo Mourão (249).

O número de municípios em situação epidêmica, ou seja, com incidência superior a 300 casos para cada 100 mil habitantes, subiu de 13, na semana passada, para 20. Há epidemia em São Carlos do Ivaí, Peabiru, Fênix, Japurá, Paranavaí, Santa Fé, Quinta do Sol, Terra Rica, Tamboara, Primeiro de Maio, São João do Caiuá, Formosa do Oeste, Engenheiro Beltrão, Ivatuba, Santa Mônica, Inajá, Nova Santa Rosa, Alto Paraná, Itaúna do Sul e Mirador.

Cuidados

A Secretaria da Saúde alerta que, com as chuvas diárias que vêm ocorrendo em algumas regiões do Estado, o número de criadouros do mosquito tende a aumentar se não houver cuidado constante com a limpeza de quintais, lajes e calhas. Nestes primeiros meses do ano o Paraná já registra 95 municípios com índices de infestação superiores a 4%, o que significa que a cada 100 residências visitadas, ao menos quatro tinham larvas do mosquito.