Músicos inovam e criam palco itinerante em ônibus

A experiência nos palcos e, principalmente, com as dificuldades de encontrar espaços adequados para montar um show serviu de inspiração para o casal de músicos Rafael Henrique Sigolo Vieira e Keila Priscila Chambelan. Residindo em endereço de nome sugestivo, Rua Curió, em Araucária, ao longo de quatro anos, investiram boa parte das economias e do tempo livre no projeto de montar o chamado Ônibus Palco.

A ideia veio do Rafael que ganhou fama pelas “invenções” produzidas com as próprias mãos. Ele já construiu um barco a vela, mais de 10 palcos, dois aeromodelos, uma guitarra, refletor de led e a casa onde mora.

Tanto na casa quanto no Ônibus Palco a esposa participou ativamente de todo o processo. “Ela bate caixa melhor do que muito homem”, elogia Rafael. O pai dele, o mecânico Reginaldo Valim Vieira, também foi recrutado para a missão. “É muito difícil encontrar boa estrutura de show por aí.

Marcos Borges
Diferença também está no tempo de montagem.

Novidade

Além disso, para transportar todo o equipamento de som e luz, precisávamos de duas caminhonetes e mais uma carro. Com o ônibus ficará bem mais fácil”, avalia. Outra diferença é no tempo de montagem. “Enquanto para fazer um show se leva quase um dia para instalar todos os equipamentos, no Ônibus Palco a estrutura fica pronta em uma hora”, atesta Rafael.

A novidade já despertou o interesse de várias empresas e artistas. Tanto que o primeiro evento do ônibus não será com a banda Dona Deia, da qual Rafael é o vocalista e guitarrista, e Keila é baixista. “Uma empresa contratou para três dias de apresentações, a partir do próximo dia 20, por causa da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat)”, conta Keila. Eles até fariam show de comemoração antes, mas outro evento disputou a agenda, o nascimento do primeiro filho do casal, Nicolas, cujo parto estava agendado para hoje.

Trabalho duro nas folgas

O ponto de partida do Ônibus Palco, naturalmente, foi encontrar o ônibus. Foi um ano de busca até adquirir um modelo com 52 lugares que precisou ser comprado na cidade de Limeira, interior de São Paulo. Depois disso, precisaram fazer a garagem com cobertura para proteger o ônibus dos desgastes.

Somente após isso que começaram a desmontar parte da estrutura e reformar toda a carroceria. Detalhe, para garantir o sustento da família e os custos da invenção, Rafael trabalha a semana toda como analista de vendas e a Keila como assistente de informática. “As horas de folga e as férias foram de trabalho pesado”, garante Rafael. O resultado é um palco itinerante de 24 metros quadrados de área, com duas mesas de som, mesa de iluminação, camarim com frigobar e ar condicionado e estrutura resistente.

“Agora é colocar para rodar e promover cultura”, destaca Rafael. Os interessados em contratar o Ônibus Palco podem entrar em contato pelo telefone: (41) 9672-3336 ou onibuspalco@gmail.com

Marcos Borges
co itinerante tem 24 metros quadrados.