Ventania arrasadora

Temporal causa destruição em bairros de Curitiba

O temporal da tarde de ontem causou muitos transtornos e prejuízos em Curitiba, principalmente entre os bairros Bigorrilho e Mercês. Diversas árvores caíram, muitas no meio da rua, prejudicando o trânsito e desligando semáforos na região. Até o início da noite ainda não havia um levantamento de quantos cruzamentos ficaram sem sinalização. Centenas de casas também ficaram sem energia elétrica.

Dois pontos da Avenida Candido Hartmann ficaram tomados pelos galhos que caíram das árvores. Enquanto a equipe da prefeitura não chegava, os moradores da região Leon Costa Mendez, 24, e Carlos Pauli, 23, trabalharam com a Guarda Municipal para desobstruir a via. Mais adiante, no Parque Barigui, várias árvores também caíram e uma delas atingiu o pavilhão do Museu do Automóvel, mas sem danificar nenhum veículo.

A Rua Marcelino Champagnat ficou interditada pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). Três árvores atingiram a pista, assustando os moradores da região. “Foi um barulho muito forte. Meu marido olhou pela janela e parecia que estava passando um tufão”, contou a professora aposentada Mariza Marito, 66. Segundo a professora Doralice Araújo, 58, a situação já era prevista. “Não é de hoje que pedimos para a prefeitura arrumar as árvores”, disse. O temporal também danificou as árvores da Praça da Ucrânia, além das ruas Padre Anchieta e Julia Wanderley.

Mais rajadas

O Simepar estima que os ventos chegaram a 60 km/hora nos bairros mais afetados pelo temporal. As rajadas não estavam previstas, mas podem se repetir durante a semana, acompanhando as chuvas típicas desta época do ano, ocasionadas pelas altas temperaturas e a umidade do ar. “A chuva continua durante a semana e as rajadas de vento não estão descartadas”, alerta o meteorologista Paulo Barbieri.

Gerson Klaina
Na Rua Julia Wanderley, tráfego ficou totalmente interrompido por um pinheiro.