Caçadores de Notícias

Skatistas reformam pista abandonada pela Prefeitura

Os skatistas do Água Verde cansaram de esperar pela prefeitura e decidiram reformar por conta própria a pista da Praça Afonso Botelho, mais conhecida como Praça do Atlético. Organizados em uma associação, eles juntaram dinheiro, compraram o material necessário e colocaram a mão na massa, para consertar os obstáculos e tapar os buracos que tomavam conta do equipamento.

O Paraná Online foi avisado sobre a iniciativa pelo leitor Luaan Medeiros, que mandou um recado à redação através do Facebook. “Tudo está saindo por nossa conta. Gostaria que vocês mostrassem isso, para que não continuem taxando nós, skatistas, de vândalos, maloqueiros e usuários de drogas”, escreveu Luaan.

Os Caçadores de Notícias foram até a praça ontem e encontraram a reforma pronta. “Ficamos uma semana trabalhando e terminamos agora. Alguém precisava fazer alguma coisa, porque estava quase impossível de andar aqui, com perigo de alguém se machucar”, conta Roberto Marroquino, 27 anos, um dos cerca de 50 integrantes da Aspraça (Associação dos Skatistas da Praça).

A turma do skate diz que procurou a prefeitura e fez várias solicitações, mas nunca foi atendida. “Eles se fecham, dizem que há um projeto para a praça, por causa da Copa do Mundo, mas até agora não fizeram nada. Então decidimos fazer uma intera entre a galera e arrumamos por nossa conta”, explica Luís Felipe Guerreiro, 18 anos, que também participa da associação.

Segundo os skatistas, o material usado na reforma custou cerca de mil reais. “Passamos três camadas de cimento para fechar os buracos, arrumamos todo o caixote e fizemos um novo corrimão e uma nova rampa. Agora ficou bacana de novo”, avalia Marroquino.

Depois do trabalho, o pessoal aproveitou para curtir a pista reformada. Mas sabe que em breve pode ter que colocar a mão no bolso de novo. “Sem manutenção, daqui a um mês vai estar tudo esburacado. Precisava de uma reforma maior, mas não temos condições de fazer. A prefeitura gasta até com calçada de granito, podia investir um pouco nas pistas, que é bem mais barato”, diz Guerreiro.

Veja na galeria de fotos os skatistas.

Voltar ao topo