Comerciantes entram pelo cano no litoral do Paraná

Comerciantes do litoral do Paraná reclamam que receberam água amarelada por meio da rede de fornecimento da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), principalmente entre os dias 1º e 03 de janeiro. Os proprietários de estabelecimentos relatam prejuízos por causa da água com características diferentes. O problema atingiu diversos pontos do litoral paranaense nos primeiros dias do ano.

Walide Omairi, proprietário de um hotel em Matinhos, relata que faltou água no dia 31 de dezembro, mas conseguiu suprir a demanda dos hóspedes com a água da cisterna. O reservatório recebeu água novamente após a retomada do fornecimento. Foi a partir daí que a água veio amarelada. “Os hóspedes se assustaram e perguntaram o que estava acontecendo. Lençóis e outras roupas ficaram manchados por causa da água. Foi preciso mandar lavar várias vezes para poder retirar aquela coloração e em alguns casos não foi possível retirar as manchas. Alguns hóspedes preferiram sair. A gente trabalha o ano inteiro para este período e acontece isto”, afirma.

Walide Omairi
Dono de uma pousada colheu amostras e fotografou: não descarta acionar a Sanepar.

Omairi, que também faz parte da diretoria da Associação de Hotéis, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Prestadores de Serviço e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral), conta que ligou para a Sanepar nos dias 1º e 02 de janeiro. Escutou dos atendentes que uma equipe especializada iria até o local para verificar o problema, o que não aconteceu, de acordo com ele. A última tentativa foi diretamente com a ouvidoria geral da Sanepar. “Recebi uma ligação à noite no dia 03 dizendo que iam limpar a cisterna. Mas já tinha acontecido. Quem vai me ressarcir pelos prejuízos que tive com isto?”, questiona o dono do hotel. Além dos hóspedes que cancelaram as reservas, ele esvaziou as cisternas, de oito mil litros de capacidade, por causa do problema. Omairi recolheu amostra da água e retirou diversas fotos. Não descarta entrar com uma ação contra a Sanepar.

Abrabar aponta outros casos no litoral

Fábio Aguayo, da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), confirma que diversos comerciantes foram afetados com o problema da água amarelada. “Eles querem um esclarecimento da Sanepar sobre o que aconteceu. O turista não quer saber. Ele cancela a reserva. O empresário é que fica com o prejuízo”, comentou.

O gerente da Sanepar no litoral do Paraná, Romilson Gonçalves, disse que o problema com a água amarelada ocorreu em diversos pontos por causa da alta vazão no período de maior consumo durante os dias 28 de dezembro e 02 de janeiro. “Foi uma situação atípica para a rede. Com isto, resíduos se desprendem da estrutura da rede. Mas não é sujeira, não é terra. Damos algumas descargas na rede para normalizar”, explica. Segundo Gonçalves, em alguns locais esta água entrou no reservatório e, por isto, é necessário fazer a limpeza da caixa d’água ou cisterna. “É preciso esclarecer que é possível usar esta água. Mas a situação já foi normalizada. Se isto ocorrer, pedimos para as pessoas ligarem para o telefone 115. Nós fazemos a verificação na rua e no imóvel. Em alguns casos, realizamos a limpeza”, comenta.

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