Não atualizar o cadastro no Detran pode custar 7 pontos

Muitos motoristas podem ter sérios problemas por falta de atualização do cadastro no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e ser penalizado com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Sem o endereço correto, o condutor pode ficar sem Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, que pode pesar ainda mais na pontuação se já tiver outras penalidades. Cerca de 100 mil certificados são devolvidos todos os anos por problema no endereço de entrega.

“É importante que o proprietário fique atento ao prazo de entrega e, caso não receba o documento, procure a agência dos Correios ou a unidade do Detran mais próxima”, orienta Cícero Pereira da Silva, coordenador de veículos do Detran.

O descuido com detalhes como manter em dia o cadastro e o desrespeito com a legislação de trânsito retirou a carteira de 11 mil curitibanos, isto apenas entre janeiro e julho. As infrações mais comuns são excesso de velocidade e estacionamento irregular. Se tiver o documento suspenso, o condutor só volta ao volante passando pelo curso de reciclagem. No primeiro semestre foram ofertadas mais de 40 mil vagas no Paraná e bastante concorridas.

Reciclagem

Para quem depende do veículo, ficar sem a habilitação é um dos maiores transtornos. O jornalista Filipi Oliveira sabe bem o que é isso. Além de ficar impedido de dirigir, precisou correr atrás de um lugar para fazer a reciclagem. E não foi nada fácil encarar um fim de semana se dedicando à “escolinha”, que para ele tem algumas falhas. “Eu me senti punido por ter a carteira suspensa, não aprendi nada. O curso é mais punitivo que educativo. Talvez seja a maneira como foi ministrado”, afirma Filipi.

O jornalista esperava a reeducação, embora tenha ficado mais cuidadoso e refletido sobre alguns pontos. “Você reflete sobre algumas coisas, mas as minhas multas não foram de relacionamento ao próximo, e no curso você fica vendo coisas que acontecem sobre isso e não a reeducação”, reclama.