Presépios polacos em exibição no Bosque João Paulo II

Joyce Carvalho Publicação 01/12/2012 às 08:41:33 Atualizado 19/01/2013 às 22:24:33
Marco Charneski
Veja aqui a galeria com fotos do local.

Presépios de diferentes regiões da Polônia estão expostos no Bosque João Paulo II, em Curitiba, com entrada gratuita. São presépios feitos de diversos materiais, vindos do país do leste europeu e também feito pela comunidade polonesa no Brasil. Os destaques são os Castelos de Cracóvia, peças vindas diretamente da Polônia, por meio de uma parceria com o consulado do país. As miniaturas também possuem as figuras típicas referentes ao nascimento de Jesus. “Após a Primeira Guerra Mundial, surgiu a ideia dos artesãos e de quem lidava com madeira para a construção dos castelos. Eles são similares aos castelos medievais da Polônia. Veio a ideia porque, apesar de Jesus ter nascido na manjedoura, ele era merecedor de um castelo”, conta Danuta Lisicki de Abreu, coordenadora do Memorial de Imigração Polonesa no Brasil, no Bosque João Paulo II.

De acordo com ela, quando a tradição começou, os artesãos pegavam embalagens de cigarro para aproveitar o papel laminado. Hoje em dia, a confecção dos castelos leva diversos materiais. Concursos dos melhores castelos são realizados na Polônia. As peças em exposição no Bosque do Papa são premiadas. A mostra fica aberta ao público até o dia 31 de janeiro de 2013. Além dos presépios poloneses, uma das casas de madeira do local abriga um presépio em tamanho natural.

Para os poloneses, as comemorações do Natal começam no dia 06 de dezembro, dia de São Nicolau, e vão até 06 de janeiro, dia dos Reis. Como parte da celebração, o bosque também vai receber neste domingo (02 de dezembro) o Jaleska, o Auto de Natal, com encenação teatral e concerto de corais. A programação começa às 11 horas e vai até o final da tarde. A encenação do Auto de Natal começa às 16h30, com participação do Coral João Paulo II.Também está programado para o dia 16 de dezembro o Natal das Etnias, reunindo grupos folclóricos espanhol, italiano, português, boliviano, árabe, alemão, polonês, japonês, grego e paraguaio, entre outros. Haverá almoço típico e encerramento das atividades com a presença do Papai Noel. O Bosque João Paulo II fica na Rua Euclides Bandeira, no Centro Cívico.

Veja aqui a galeria com fotos do local.


Publicidade

Publicidade

Comente a notícia