Bombeiros concluem desafio de ciclismo no Porto

Oficiais saíram de Foz do Iguaçu na última sexta-feira (19) com o objetivo de cruzar o Paraná, para comemorar os 100 anos do Corpo de Bombeiros no estado.

Doze oficiais do Corpo de Bombeiros finalizaram nesta sexta-feira (26) o desafio de cruzar o estado do Paraná pedalando. Eles chegaram por volta do meio dia ao Porto de Paranaguá após percorrer mais de 700 quilômetros. A travessia começou há uma semana, em Foz do Iguaçu, e teve como objetivo comemorar o centenário do Corpo de Bombeiros no Estado.

Na chegada, os bombeiros foram recebidos pela comunidade portuária e pelo grupamento de Paranaguá da corporação, que preparou uma festa para receber os atletas. Ao som da sirene de dois caminhões, com direito a banho de mangueira, o Capitão Edson Leonel Rodrigues e seu grupo de bombeiros, com idade entre 20 e 48 anos, concluíram a pedalada.

Rodrigues conta que a aventura começou no último dia 19, quando eles saíram de Foz do Iguaçu acompanhados por uma equipe de apoio. Em média, eles vinham percorrendo 120 quilômetros por dia – das 7h30 até as 18h. “O dia que menos pedalamos percorremos 85 quilômetros, mas teve trajeto de mais de 135 quilômetros”, afirma.

Logística

Ao todo, foram mais de 28 pneus trocados, além de outras manutenções que precisaram ser feitas ao longo de sete dias. “Fora esses eventos que já eram previstos, não tivemos nenhum contratempo no caminho. O grupo permaneceu com força total do início ao fim. Isso mostra que nós – do Corpo de Bombeiros do Paraná – estamos prontos para todo e qualquer desafio. Pedalando, mostramos a grandeza da corporação”, comemora o capitão que também participou do desafio como ciclista.

Até o litoral, eles desceram pela Estrada da Graciosa e – como em outros trechos – pegaram chuva. Antes de cair na estrada, o grupo conta que teve que passar por três meses de treinamento específico de pedalada. A última parada, antes de chegar ao Porto de Paranaguá, foi na cidade de Morretes – de onde partiram hoje (26) pela manhã. Junto com o Corpo de Bombeiros de Paranaguá, a Guarda Portuária montou um esquema especial para recepcionar os aventureiros.

Em todas as cidades, eles dormiam na sede dos Bombeiros ou da Polícia Militar. Para se alimentarem, contavam com a viatura e equipe de apoio – que cuidava do alimento e de outros detalhes.

A maioria dos bombeiros de Foz nunca havia estado no Porto. Depois de darem entrevistas e posarem para as fotos oficiais, eles aproveitaram para fazerem os próprios registros da passagem pelo cais.

Voltar ao topo