Caçadores de notícias

Creche comunitária vira centro de educação

A Associação dos Moradores e Amigos da Vila Gusso e Jardim Paraná, no bairro Capão Raso, mantém um centro de educação infantil na Rua Fernandes Vieira. A instituição atende 144 crianças entre dois e cinco anos e meio de idade. A associação foi criada em 1982 e desde então faz este trabalho, que cresceu ao longo do tempo. A entidade está precisando de ajuda para terminar de pagar uma grande reforma feita há cerca de dois anos. E ainda existe a necessidade de reunir recursos para fazer uma cobertura na área externa e outras adaptações.

Tudo começou com uma creche comunitária, em uma casa pequena, para atender dez crianças, quando não havia qualquer estrutura parecida para as famílias da região. Depois veio um centro municipal de educação infantil, mas a creche comunitária continuava exercendo o seu papel importante. A estrutura passou para um terreno cedido em comodato pela Prefeitura de Curitiba. “A estrutura antiga era feia, mas a gente conseguia manter bem ajeitada. Mas era um sonho que se tornasse algo maior, de qualidade mesmo, pelas crianças”, conta a presidente da associação, Bernadete Pirkiel.

Houve momentos de muita dificuldade, como uma interdição pela Vigilância Sanitária. Mas na “cara e na coragem”, como ela se refere, a associação buscou fornecedores e empresários para conseguir o material suficiente para a reforma. Foi necessário fazer um empréstimo para pagar a mão de obra. “Foram dias sem sono para ver como a gente ia fazer. Fomos pagando como dava. Ainda estamos pagando”, afirma Bernadete. A associação faz rifas e festas para angariar mais recursos para esta finalidade.

Faltam recursos

A presidente da associação ainda pretende fazer mais algumas adaptações, que incluem uma cobertura de parte da área externa do centro de educação infantil. Em dias de chuva, por exemplo, as crianças ficam todas dentro da escola e não podem usufruir da estrutura montada ao ar livre.

Para manter o centro, a associação recebe uma subvenção do município, que consiste em um auxílio financeiro por criança atendida. Mas os recursos não são suficientes. Por isto, o centro de educação infantil conta com três empresas parceiras. Ainda assim, as famílias contribuem com uma mensalidade de R$ 100 para atendimento em período integral. Antes, a associação dependia de doações para poder receber as crianças. São oferecidas seis refeições diárias, além de todo o trabalho pedagógico de aprendizado para esta faixa etária. A entidade conta com 17 profissionais especializados. Quem quiser colaborar com a associação pode obter informações pelo telefone (41) 3023-6502.

Gerson Klaina
Bernardete: fomos pagando como dava. Ainda estamos pagando.
Voltar ao topo