Dia Mundial do Pão promove a troca por livros

O comerciante Lázaro Cardoso participou da entrega gratuita de pães do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná (Sipcep) ontem, em comemoração ao Dia Mundial do Pão. O evento é realizado todos os anos na data e atraiu muita gente que passou pela Praça Rui Barbosa. Ele pegou um pacote com quatro pães. “Eu já tinha visto em anos anteriores e peguei o pãozinho sim. Mas não posso comer o pão francês tradicional. Então vou levar para a minha mulher”, comentou Cardoso.

Apesar das recomendações médicas indicarem a retirada do pão na dieta em alguns casos, o alimento não pode ser considerado o vilão, segundo o presidente do sindicato, Vilson Felipe Borgmann. “Digo sempre que pão é saúde. Quem não pode comer o pão branco por alguma razão tem a opção de outros tipos, como o integral ou com grãos”, afirma.

A meta do sindicato era distribuir 12 mil pães ontem. Eles foram feitos por padarias da cidade após o fornecimento da farinha de trigo, por meio de parceria com os Moinhos Anaconda. Pelo terceiro ano, a organização incentivou ainda a troca dos pães por um livro para montar uma biblioteca numa região carente da cidade. Com os livros doados em oportunidades anteriores, a entidade conseguiu montar uma biblioteca no Cotolengo e outra na Vila Torres.

Concurso

Quem passou pela Praça Rui Barbosa ainda pôde acompanhar o concurso de sanduíches envolvendo escolas do Sesi de todo o Estado. A final em Curitiba reuniu cinco escolhidos em etapas prévias. A vencedora é Karla Camila Silvério, da escola Sesi de Irati. Ela fez um sanduíche com cenoura, maçã, requeijão cremoso, peito de frango, queijo branco e rúcula.

Voltar ao topo