Educação

Governo contrata professores para universidades

O governador Beto Richa assinou decreto nomeando 122 novos professores para cinco universidades estaduais. Eles foram aprovados em concursos públicos e estavam aguardando a nomeação para assumir os cargos nos respectivos Centros de Estudos. Até agora, desde o início do ano, o governo já admitiu 467 docentes e 185 agentes universitários, totalizando 652 contratações.

“Estamos atendendo às reivindicações das universidades na medida do possível, por causa dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal. “Mas este é um processo que não para; sempre que houver necessidade e margem legal, faremos novas contratações”, disse.

As vagas atuais estão assim distribuídas: 57 para a Universidade Estadual de Londrina (UEL), 53 para a Universidade Estadual de Maringá (UEM), duas para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), oito para a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e uma para a Faculdade de Artes do Paraná (FAP).

No caso da UEL, a contratação dos professores beneficia nove centros de estudos. Também foi autorizada a contratação temporária de 57 agentes universitários aprovados em processo seletivo simplificado para implantação e funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva Adulto 3, do Hospital Universitário (HU). Outros 13 servidores da área de Saúde aprovados em concurso público serão convocados para exercer o cargo de agente universitário, também para suprir as necessidades do HU.

Na UEM foram nomeados 53 professores efetivos. Eles devem substituir temporários, aposentados e exonerados. Somados aos 36 nomeados na semana passada, a UEM terá 89 novos professores efetivos nos próximos meses. A convocação ocorrerá após a publicação do decreto no Diário Oficial.

Os professores haviam sido aprovados em concursos públicos em 2010 e 2011. De acordo com a diretora de Recursos Humanos da UEM, Amália Donegá, as vagas estavam em aberto por causa da grande expansão da universidade.