Turismo da fé cresce durante essa época ano

Feriado do dia 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil, significa lotação no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo. O santuário aguarda a visitação de 300 mil pessoas durante todo o feriadão. São devotos de Nossa Senhora que querem, principalmente, agradecer pelas graças alcançadas.

Excursões de todo o País saem para Aparecida neste período, além de quem vai por conta própria. Mas o movimento para visitar o santuário é constante durante todo o ano, segundo Lurdes Oliboni Guarda, proprietária da agência Lua Azul Turismo, que oferece pacotes para Aparecida. Diante da falta de leitos em hotéis, ela não vai disponibilizar vagas para excursões específicas no feriado de 12 de outubro. Mas já há grupos agendados para novembro.

“A procura por Aparecida acontece o ano inteiro. A dificuldade das agências é conseguir hotel. A cidade está começando a renovar o setor hoteleiro. Neste mês foi inaugurado o Hotel Rainha do Brasil, que fica nas dependências do Santuário. O grupo de novembro já vai ficar neste hotel”, comenta Lurdes. De acordo com ela, há estrutura suficiente para atender os visitantes dentro do complexo do santuário, incluindo o Centro de Apoio ao Romeiro, com 22 restaurantes em Praça de Alimentação, 330 lojas, 36 quiosques, banheiros, bebedouros, farmácia e caixas eletrônicos, entre outros serviços. A estrutura é necessária para atender quem passa muitas horas visitando todo o santuário. A viagem de ônibus entre Curitiba e Aparecida dura cerca de oito horas. Há oferta de excursão no estilo “bate e volta”, mas existem agências que trabalham apenas com pacotes, com pernoite em Aparecida, para que o visitante aproveite mais a experiência. Ainda é possível estender a visita a Guaratinguetá, cidade próxima de Aparecida, para visitar locais relacionados a Frei Galvão, o Santo Antônio Sant’Ana Galvão, o primeiro santo brasileiro, nascido na cidade paulista.

Nossa Senhora do Rocio

No Paraná, uma das datas mais comemoradas por religiosos é o dia de Nossa Senhora do Rocio (15 de Novembro), a padroeira do Estado do Paraná. Uma grande festa é realizada todos os anos em Paranaguá, atraindo turistas e a população de todo o litoral paranaense. “A Festa de Nossa Senhora do Rocio fomenta a economia local e traz principalmente pessoas de todo o litoral do Estado, além de quem faz parte das congregações da Igreja”, conta a professora Mayra Thaiza Sulzbach, do curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral.