Motofretistas de Curitiba na frente de outras cidades

Os motofretistas de Curitiba já somam 3.083 profissionais em conformidade com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que passará a ser cobrada em fevereiro do ano que vem dos profissionais que transportam cargas ou passageiros em motocicletas. A situação é diferente de muitas cidades do País, porque o cadastramento em Curitiba começou em 2009, obedecendo lei municipal de 2006, que se antecipou ao Contran.

De acordo com a Urbs, responsável pelo cadastro, dos mais de 3.083 cadastrados até o dia 2, exatos 2.015 são motofretistas autônomos e 1.068 empregados de uma das 381 empresas de motofrete já regularizadas. Para agilizar o cadastramento, o motofretista pode abrir o site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) e buscar o campus “Motofrete”. Nele, além da legislação, há orientações sobre documentação e procedimentos necessários. É possível preencher a ficha cadastral e conferir a documentação necessária que deverá ser levada à Urbs. Para fazer o cadastro, o profissional precisa procurar a Urbs, entre segunda e sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Curso

Informações também podem ser obtidas pela Central 156, a qualquer hora, e pelo telefone 3320-3115, das 8h30 às 17h. Além do cadastramento, o motofretista deve fazer curso específico, exigido pelo Contran e oferecido por empresas autorizadas pelo Detran. Com a comprovação do cadastramento e do curso, o motofretista é encaminhado ao Detran, para obtenção da placa vermelha, que caracteriza atividade comercial.

Veja na galeria de fotos os motofretistas.