Motos representam 20% do total da frota do Paraná

A quantidade de motocicletas e motonetas que circulam pelo Paraná cresceu 35% nos últimos cinco anos. Com isso, são 1,1 milhão de veículos de duas rodas no Estado. Número que representa sozinho cerca de 20% da frota paranaense, que em junho somou 5.599.456 carros, ônibus, motos, tratores e caminhões. Os dados são do núcleo de estatísticas do Detran-PR, divulgados nesta quinta-feira (26), véspera do Dia Nacional do Motociclista.

De acordo com o levantamento, em todo o Paraná 40% dos condutores habilitados estão autorizados para categoria A, que permite a pilotagem desses veículos. São 1,8 milhão de motociclistas, sendo que apenas 20% deles são mulheres. O motociclista paranaense tem perfil bastante jovem, a maioria, 31,7%, tem entre 25 e 34 anos e 27,8% possui entre 18 a 24 anos.

“Estes condutores são alvo de uma campanha especial e permanente de educação para o trânsito. Eles foram inseridos pelo Departamento Nacional de Trânsito em um grupo de risco, pelo grande número de acidentes graves em que estão envolvidos. No Paraná, temos ações educativas de conscientização e parcerias com sindicatos, Polícia Militar e motoclubes”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Capital

Em Curitiba, os alertas a condutores e motoristas que dividem espaço no trânsito tem apresentado resultados importantes. Segundo o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o índice de acidentes com motociclistas mortos no local caiu 30% na comparação entre o primeiro semestre de 2011 e o mesmo período de 2012. O número total de acidentes, com e sem vítimas, teve queda de 3,4%. Caiu de 1.619 para 1.564 nestes seis meses.

As colisões nos cruzamentos correspondem a 42,6% do total de ocorrências com motos. Em seguida, com 15%, aparecem os choques laterais, com veículos que ocupavam a mesma via. O horário comercial e os picos de entrada e saída do trabalho são os mais perigosos. Quase 35% dos acidentes envolvendo motociclistas acontecem entre meio-dia e 18 horas.

Quem passou por um acidente e teve sequelas irreversíveis, como Juliana Batistela, de 28 anos, pede mais colaboração a motoristas de carros e ônibus e mais paciência aos motociclistas. “A maioria dos acidentes seria evitada se as pessoas respeitassem os demais. Falta educação e bom senso, todo mundo anda estressado, querendo correr mais que o outro, na tentativa de chegar mais rápido”, alerta ela, que era passageira em uma moto e perdeu a perna em uma colisão.

Ação educativa

Atualmente são 138 mil motos registradas em Curitiba e 236.179 condutores habilitados para a categoria A. Para orientar os motociclistas da Capital, o BPTran, Detran, Corpo de Bombeiros, Sintramotos, concessionárias e motoclubes prepararam um evento especial nesta sexta-feira (27), em comemoração ao Dia Nacional do Motociclista. A ação, no pátio da Havan Parolin, terá consulta de multas, documentação, revisão gratuita, testes de direção e simuladores.

Serviço

Evento do Dia do Motociclista em Curitiba
Data: 27/07/2012 (sexta-feira)
Horário: 9h às 15h
Local: Pátio da Havan Parolin – rua Orestes Camilli, 91, Curitiba – PR.

Voltar ao topo