Maioria das vans escolares está irregular, diz Detran

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta que 82% dos veículos de transporte escolar do Estado estão irregulares. Dos 4,5 mil cadastrados, 3,7 mil ainda não fizeram a vistoria no órgão. O dado preocupante levou o órgão a dispor em sua página na internet (www.detran.pr.gov.br) o serviço de consulta para os pais que queiram verificar se o veículo que transporta seus filhos está em dia com as vistorias periódicas. Para a consulta, basta ter em mãos o número da placa do carro.

O diretor-geral do Detran, Marcos Traad, acredita que a ferramenta de consulta pública pode ajudar os pais na decisão de contratar uma empresa ou profissional de transporte escolar. O Código de Trânsito Brasileiro exige que o veículo seja vistoriado pelo município e Estado. Caso o proprietário esteja em dívida com alguma das competências, a situação constará como irregular. A revisão dos vários itens de segurança e sinalização nas vans, ônibus e micro-onibus escolares é obrigatória e tem que ser realizada a cada seis meses.todos os veículos da categoria.

O Sindicato dos Operadores de Transporte Escolar de Curitiba vê a ferramenta como aliada no combate ao transporte clandestino e ilegal, desde que o sistema de consultas funcione. Segundo o sindicato, o temor é que o sistema passe insegurança aos pais que usam o serviço de associados em dia com as vistorias.

Voltar ao topo