Colégio promove “confronto” entre cérebro e calculadora

Na próxima terça-feira (03), às 19h30, será realizada uma demonstração do uso do soroban no Centro Educacional Top Gun, localizado em São José dos Pinhais. O evento contará com a presença da professora Yoneko Mizuma, que há mais de 30 anos dedica-se ao ensino do soroban na cidade de Bastos, interior de São Paulo. Cerca de 30 pessoas estarão presentes, entre elas campeões brasileiros já classificados para o torneio internacional que será realizado no Japão no final do ano.

O desafio acontecerá da seguinte forma: os alunos de soroban desafiarão o público a fazer cálculos matemáticos básicos com mais agilidade utilizando uma calculadora do que com o ábaco japonês. “A nossa intenção é mostrar que uma técnica simples pode desenvolver competências essenciais para a vida dos alunos”, explica o engenheiro Ricardo Lamas, diretor do SuperCérebro, empresa que oferece ferramentas pedagógicas para estimular o cérebro na área do raciocínio lógico, matemática, memória, concentração e autoestima.

Ao estimular o uso de áreas do cérebro que não estão acostumadas a trabalhar, o uso do soroban nos tira da zona de conforto. Dedicar-se ao soroban apenas uma vez por semana promove uma espécie de “musculação cerebral” que, com o tempo, proporcionará raciocínios rápidos e melhora na concentração do usuário.

Sobre o Soroban

O Soroban, também conhecido como ábaco japonês, foi desenvolvido na China há mais de 2500 anos, mas popularizou-se no Japão a partir do século XVII, onde foi aperfeiçoado, se tornando, desde então, uma poderosa ferramenta da educação desse país. O estudo do Soroban foi introduzido na década de 80 pela professora Yoneko na cidade de Bastos-SP, percentualmente a maior colônia de descendentes de japoneses do Brasil. “É uma técnica que pode ser facilmente aprendida, desde que praticada constantemente”, afirma a professora.

 Serviço

Data: 03 de julho às 19h30

Local: Centro Educacional Top Gun

Endereço: R. Veríssimo Marques, 584 – Centro

São José dos Pinhais-PR – Com estacionamento

Confira o mapa em www.supercerebro.com.br

Inscrições:  (41) 3035-6644

Voltar ao topo