Portas fechadas

Servidores do Evangélico realizam protesto contra atraso nos salários

Técnicos auxiliares do Hospital Evangélico, em Curitiba realizaram ontem uma paralisação em protesto contra o atraso de salários e do pagamento dos vales-refeição. Cerca de 100 manifestantes fecharam a principal entrada do hospital, permitindo apenas o acesso de ambulâncias com casos de emergências. Com a manifestação, o pronto-socorro do hospital permaneceu fechado durante toda a manhã e as consultas eletivas foram canceladas. No entanto, os atendimentos emergenciais e cirurgias ocorreram normalmente.

De acordo com os funcionários, o pagamento dos vales-refeição atrasa todos os meses, assim como os salários. Além disso, os manifestantes alegam que há casos de funcionários que trabalham no hospital há três anos e que nunca receberam uma parcela do FGTS. Ainda segundo os trabalhadores, as férias também não estão sendo pagas corretamente.

“Trabalho aqui há mais de 18 anos e nunca vi uma situação dessas. Salário atrasado, demora para receber o vale-refeição, tem gente que entrou há três ou quatro meses no hospital e ainda não recebeu o vale-refeição. Uma bagunça completa”, diz a auxiliar de enfermagem Clarice Castorina dos Santos Baptista.

A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região (Sindesc), Isabel Gonçalves, informou que a paralisação deve continuar nos próximos dias se não houver avanço nas negociações. “Tentamos resolver tudo na conversa, mas não tivemos resposta ou qualquer tipo de satisfação. Então vamos continuar com a manifestação até que a situação se normalize”, afirma.

Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Evangélico, os valores referentes aos vales-refeição deste mês de junho foram pagos ontem (28) e estarão disponíveis no cartão dos funcionários até sábado(30). Já os casos de não pagamento do FGTS e atraso no pagamento das férias estão sendo resolvidos aos poucos pela direção do hospital.

Veja na galeria de fotos a manifestação.