Calendário errado no EstaR pode induzir motoristas ao erro

Quem usa diariamente aquele calendário da última folha do bloco do cartão de Estacionamento Regulamentado (EstaR) nem imagina que pode ser induzido ao erro na hora do preenchimento. Os dias da semana impressos não coincidem com algumas datas deste mês. Após o dia 2 vem o 7 e o 24, 25, 26 e 27 aparecem duas vezes.

A dona de casa Sirlene Giulietti caiu nesta arapuca e pensou que sexta-feira passada (22) fosse dia 19. Como consequência, foi multada pela Urbs. “Acabei pagando a multa de R$ 15 e retirando o novo bloco, mas fiquei indignada quando percebi que o talão também continha o erro. Além disso, os meses de fevereiro e março de 2013 também estão errados. Espero que não seja de má-fé porque a gente se sente lesado”, reclama.

Erro da gráfica

A Urbs alega que se trata de erro de gráfica e os agentes de trânsito estão orientados a não emitir avisos de infração se perceberem que o motorista preencheu o cartão com base no calendário errado. Mesmo assim, se o motorista for multado, deve procurar a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e a punição será arquivada. Os agentes também estão orientando os motoristas a não usar o calendário. Segundo a Urbs, foram constatados apenas três casos.

Voltar ao topo