"Corrida" pela saúde

Procura pela vacina contra a gripe aumenta em Curitiba

As clínicas e laboratórios particulares que oferecem a vacina contra a gripe tiveram aumento significativo na procura pelas doses desde o início desta semana, quando a Secretaria da Saúde divulgou as cinco mortes e 64 casos confirmados da gripe A no Paraná. A vacina em estabelecimentos particulares é a opção para quem ficou de fora dos grupos atendidos na campanha nacional de vacinação.

A dose custa, em média, entre R$ 60 e R$ 70. A vacina protege contra três tipos de vírus causadores da gripe, entre eles o H1N1. Famílias inteiras estão procurando as clínicas nos últimos dias e o movimento deve ser ainda maior hoje, quando há mais tempo disponível para quem não precisa trabalhar no fim de semana. “Somente na quinta-feira aplicamos 900 doses. O aumento significativo aconteceu no início da semana, quando houve o anúncio dos casos. Coincidentemente o tempo também estava fechado e frio”, afirma Milton Zymberg, diretor do Frischmann Aisengart, que oferece a vacina nas unidades Batel e Alto da XV.

Estoque

Na clínica Cevacine, no Champagnat, a procura disparou nesta semana, chegando a ser 80% superior em relação à anterior. Diante de tanta demanda, os estoques da vacina estão acabando com rapidez e as indústrias fornecedoras não estão mais produzindo as doses. A situação foi confirmada por Claudio Paciornik, da Clínica Paciornik, no centro. “Os fornecedores estão parando de entregar a vacina. A distribuição está irregular desde a semana passada”, conta. A clínica também sentiu o aumento na procura desde segunda-feira.

Cuidados com a higiene

De acordo com o diretor do Frischmann Aisengart, Milton Zymberg, a vacina pode ser aplicada a partir dos seis anos e em pessoas que não são alérgicas a ovo. A orientação é consultar o médico antes de tomar a vacina, em caso de dúvidas. Claudio Paciornik lembra que não basta tomar a vacina. Todos devem seguir com os cuidados com a higiene, incluindo a frequente lavagem das mãos para evitar a transmissão da gripe.