Paralisação pode afetar sites do governo do Paraná

Os funcionários da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) podem entrar em greve na próxima semana. A paralisação depende do resultado da assembleia que será realizada amanhã, quando os trabalhadores votarão a proposta da empresa. Caso a greve se concretize, os sites e sistemas utilizados pelo governo e secretarias estaduais poderão ser afetados, inclusive os serviços do Detran-PR, que são acessados pela população.

O Sindicato dos Trabalhadores em Informática e Tecnologia da Informação (SINDPD-PR) afirma que a Celepar se mostra irredutível com a proposta apresentada, mas que não foi bem recebida pelos trabalhadores. “Tentamos de todas as maneiras a negociação com a empresa, mas não fomos efetivos”, diz o diretor do SINDPD-PR, Fábio Roberto Auache. O embate deve parar na Justiça e a entidade pretende dar início a um dissídio coletivo.

Segundo Auache, o ponto mais polêmico da proposta é sobre a representatividade dos funcionários. Ele acredita que a empresa está fazendo uma retaliação aos trabalhadores, que se opuseram à demissão sem justificativa de quatro profissionais concursados, no início do ano, e recorreram ao sindicato.

Pela proposta da Celepar, os funcionários concursados não fariam mais parte do grupo de representantes responsáveis por discutir as condições de trabalho na empresa, tarefa que seria destinada aos comissionados. Além disso, o número de trabalhadores liberados para atuar no sindicado passaria de quatro para dois. “Por um lado a empresa elimina um cargo e sobrecarrega o outro. Isso compromete a representatividade”, alerta Auache.

A assessoria de imprensa da Celepar informou que aguarda a aprovação de sua proposta na assembleia de amanhã e reforçou que “tem agido na margem da lei e não furtou o acesso ao diálogo”.

Voltar ao topo