Sesi e GRPCom realizam Feira da Paz em 10 cidades do Paraná

Nos dias 29 e 30 de junho, dez cidades do Paraná receberão a Feira da Paz, uma ação comunitária que busca estimular ações que reflitam a cultura da paz e que leva atividades educativas, culturais e de lazer à população. O evento é uma iniciativa do Sesi Paraná em parceria com o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) e com a comunidade dos locais onde serão realizadas as feiras.

Os eventos acontecerão simultaneamente em Curitiba, Rio Branco do Sul, Ponta Grossa, Guarapuava, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá, Apucarana e Londrina. A ideia é mobilizar comunidades de todo o estado para refletirem sobre como reduzir a violência nas cidades e realizar ações que possam despertar a consciência sobre os danos causados pelos diversos tipos de violência, que estimulem a cidadania e que desenvolvam processos educativos e socializadores nas localidades.

“A iniciativa contribui para o estabelecimento de vínculos entre os diferentes atores locais, o que reforça o sentimento de pertença e a prática cotidiana e levam à construção de comunidades sustentáveis para a paz”, afirma José Antônio Fares, superintendente do Sesi Paraná.

Segundo ele, para essa iniciativa, o Sesi-PR aplica sua experiência como articulador e mobilizador da comunidade, por meio de seus programas institucionais como o Arranjo Educativo Local, Rede de Desenvolvimento Local, Nós Podemos Paraná, Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) e Junior Achievement.

Cada localidade onde acontecerá a feira terá uma programação específica com atividades que prestigiem os talentos locais, como grupos culturais, serviços, oficinas de artes, recreação e educação para a paz. Todas as nove feiras do estado contarão com a “Árvore da Atitude”, onde serão colocadas as intenções da comunidade para diminuir a violência no local – o que cada pessoa poderá fazer individualmente pela paz. Outra ação comum a todas as feiras será o abraço coletivo pela paz, quando os moradores dão as mãos em torno do local do evento pedindo o fim da violência.

A primeira Feira da Paz aconteceu em 2011, na Vila Sandra, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), em parceira com a Associação de Moradores das Moradias Zimbros. No final de março deste ano, a comunidade da Vila Sabará, também na CIC, recebeu a Feira da Paz em parceria com associação “Amigos do Sabará”, Sesi e GRPCom.

 

Voltar ao topo