Professores e técnicos da UFPR entram em greve

Professores e técnicos administrativos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) entram em greve a partir de segunda-feira (11). A paralisação foi decidida em assembleia conjunta, por causa da demora do governo federal em negociar reajuste salarial, progressão na carreira e gratificação por insalubridade e periculosidade. Com a greve, pelo menos 6 mil alunos ficam sem aulas a partir da próxima semana. Só em Curitiba, em torno de 2 mil estudantes de 27 cursos serão prejudicados pelo movimento. A paralisação também vai impactar aproximadamente 30 mil alunos de cursos a distância.

Os servidores do IFPR se unem ao movimento já deflagrado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Os docentes das duas universidades estão de braços cruzados desde o dia 17 do mês passado e os técnicos administrativos de ambas as instituições também param a partir de segunda.

Na próxima quinta-feira, servidores grevistas das três instituições federais localizadas na cidade farão ato conjunto, com concentração a partir das 10h, na Praça Santos Andrade.