Estragos

Chuvarada atingiu 60% da média prevista para junho

A forte chuva não deu trégua ontem e provocou vários estragos em Curitiba e região metropolitana. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, o volume acumulado até o meio da tarde de ontem foi de 60,6 mm (milímetros). É mais da metade da média mensal de junho, que é de 100 mm. A precipitação, que variou entre moderada e forte durante todo o dia, foi causada pela passagem de uma frente fria, que também levou chuva para o restante do Estado.

Na capital, um deslizamento no bairro Pilarzinho provocou a interdição de dez casas na Rua João Bonato. Cerca de 50 moradores foram retirados e levados para a Escola Municipal Professor Lauro Esmanhoto. A Defesa Civil de Curitiba registrou também um alagamento no Boqueirão por causa de bueiro entupido na Rua Maestro Carlos Frank e um muro que caiu sobre uma residência na Vista Alegre, mas sem feridos. Na Estrada Velha da Graciosa, no Atuba, o vento forte destelhou um posto de combustíveis, “prensando” um Jaguar, e arrancou boa parte do muro de palitos do Centro de Treinamentos do Coritiba.

Um desmoronamento de terra interditou a Rodovia dos Minérios (PR-092) por cerca de uma hora na tarde de ontem. Em Campo Largo, o Corpo de Bombeiros registrou a queda de uma árvore sobre uma residência na BR-277, mas não houve feridos.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Copel, 38 mil unidades consumidoras ficaram sem luz na Grande Curitiba – 10 mil somente na capital. Foram mais de 400 ocorrências atendidas ao longo do dia. Os bairros mais afetados foram Boqueirão, Vila Hauer e Parolin. Na região metropolitana, os municípios da região Norte foram os que mais sofreram com a falta de luz.

A rotina das equipes da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran) também foi alterada. A média diária de 30 agentes subiu para 80, por causa da atenção especial para chuva, contando com o apoio de 50 agentes da Urbs. Segundo a Setran, semáforos pararam em pelo menos seis bairros.

Anderson Tozato
Destelhamento danificou carro em posto na região do Atuba. Veja na galeria de fotos os estragos provocados pela chuva.

Veja na galeria de fotos os estragos provocados pela chuva.