Chegando o frio

Campanha antigripe começa dia 5 com mobilização nacional

O Paraná quer vacinar pelo menos 1,2 milhão de pessoas durante a 14.ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, lançada ontem pelo Ministério da Saúde. A meta em todo o Brasil é imunizar 80% da população alvo da campanha, formada por crianças com idade de 6 meses a 2 anos, adultos com mais de 60, gestantes, indígenas, presidiários e trabalhadores de hospitais e unidades de saúde.

A vacinação começa no final da semana que vem (sábado, 5), com mobilização nacional, quando todos os postos de saúde do País funcionarão das 8h às 17h, e vai até o dia 25 do mês que vem. Segundo a Secretaria da Saúde, o público-alvo da campanha no Paraná chega a 1,6 milhão de pessoas. Em Curitiba, o objetivo é imunizar pelo menos 203 mil pessoas. A Secretaria Municipal da Saúde detalha a meta em 158 mil idosos, 30 mil bebês, 15 mil gestantes e 100 indígenas da comunidade do Caximba.

Gripe A

Além de combater a gripe normal, a vacina também age contra o vírus H1N1, causador da gripe A. Para adultos, a dose é única. Crianças que serão vacinadas pela primeira vez devem receber duas doses, com intervalo de 30 dias. Os bebês vacinados no ano passado devem tomar apenas uma dose. A única contra-indicação é para pessoas com alergia à proteína do ovo, que devem procurar um médico antes da vacinação.

Para receber a vacina, quem se enquadra no público-alvo da campanha deve ir à unidade de saúde mais próxima de sua residência. Indígenas, trabalhadores da saúde e presidiários serão vacinados em sua aldeia, local de trabalho ou unidade prisional. Em todo o Brasil, a meta é imunizar 24,1 milhões de pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, foram investidos R$ 260,3 milhões em 33,9 milhões doses.