Paralisação

Servidores do Incra protestam por equiparação salarial

Os servidores do Incra cruzaram os braços nesta quarta-feira (28) em protesto contra a discriminação que alegam receber do governo federal, na comparação com o Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa), cujos servidores têm competências técnicas similares. Em Curitiba, a manifestação acontece na frente da sede do órgão, na Rua Dr. Faivre, no Centro.

Segundo o Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) e a Associação dos Servidores do Incra (Assincra), um profissional de nível superior do Incra recebe 40% do que um do mesmo nível do Mapa e um técnico de nível médio do Mapa recebe mais do que um de nível superior no Incra.

De acordo com os manifestantes, a situação para os servidores da autarquia fundiária se agrava ainda mais pelo fato de estar incluída na sua remuneração uma gratificação que corresponde a quase 50% do salário total. Esta gratificação está sujeita a descontos, não incorporação na aposentadoria e possibilidade de ser retirada a qualquer momento. No início do governo Lula, alegam, os funcionários do Incra tinham vencimentos semelhantes aos dos servidores do Incra e em outros momentos, já tiveram salários até maiores.

Por esses motivos, a categoria exige a abertura imediata de negociações para tratar da reestruturação de todas as carreiras técnicas e administrativas do Incra.