Paraná define prioridades para o controle das Dst/Aids

A Secretaria da Saúde apresentou, em Curitiba, o Plano de Ações e Metas (PAM) para o controle das Dst/Aids no Paraná. O PAM 2012 foi estruturado a partir da análise do perfil epidemiológico dessas doenças e norteia as estratégias do Governo do Estado que serão desenvolvidas em nível estadual e regional ao longo deste ano. O evento reuniu na terça-feira (20) coordenadores regionais (22) e municipais (29) para esclarecer cada ponto do planejamento, levando em conta a realidade de cada região.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a maioria das ações será voltada à capacitação e integração das equipes de Vigilância e Atenção Básica à Saúde. “Precisamos que os indicadores levantados pela vigilância em saúde sirvam de subsídios para auxiliar o trabalho dos profissionais que atuam diretamente com a população”, explicou.

Até o final do ano, a Secretaria da Saúde implantará um sistema de informação específico para notificação online de casos de HIV. A equipe da coordenação estadual vai reforçar o monitoramento e avaliação das informações prestadas pelos municípios e também será responsável por orientar municípios e regionais sobre a utilização do sistema.

Atualmente, o Estado registra uma média de 1.300 casos novos de Aids por ano. Contudo, estima-se que muitas pessoas vivam com o vírus HIV e não ainda saibam, principalmente pela dificuldade no acesso ao diagnóstico precoce.
“Com a capacitação dos profissionais de saúde e a implantação do sistema é possível que esses números aumentem, não por motivos epidemiológicos ou falha nas ações de prevenção, mas por causa da ampliação da oferta de exames e da melhoria do processo de notificação”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Controle das Dst/Aids, Elisete Ribeiro.

Capacitação

Na área de qualificação dos profissionais, o PAM 2012 prevê cursos e treinamentos presenciais ou à distância (web ou videoconferências). Uma das medidas anunciadas já está em andamento, é a capacitação de 800 profissionais de saúde que serão multiplicadores ou executores do Teste Rápido de Aids e Sífilis. “O teste rápido contribui para o diagnóstico precoce e é uma grande ferramenta para erradicar a transmissão vertical de Aids e Sífilis no Paraná”, diz Elisete.

Hoje, o teste é ofertado apenas em Centros de Testagem e Aconselhamento, maternidades e em alguns Serviços Ambulatoriais Especializados. A intenção é aumentar progressivamente a disponibilidade do teste até 2015.

A partir de abril deste ano, técnicos do programa estadual percorrerão o Paraná para traçar um diagnóstico dos programas municipais e regionais de controle das Dst/Aids. Serão avaliados aspectos como estrutura, recursos humanos e materiais, gestão, aplicação de recursos financeiros e ações desenvolvidas. Além disso, os técnicos prestarão assessoria e suporte a elaboração de PAM’s regionais e municipais.

Voltar ao topo