Avenida das Torres terá até cinco pistas e ciclovia

A Avenida das Torres (Comendador Franco), principal ligação viária entre Curitiba e o Aeroporto Internacional Afonso Pena em São José dos Pinhais, será remodelada. Com mais faixas de circulação, novas calçadas, iluminação e uma ciclovia, o projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC da Copa) que financiará também parte de um viaduto estaiado e de uma trincheira ao longo da avenida.

A obra na avenida das Torres será feita em etapas. Faz parte da primeira delas o trecho viário entre o cruzamento da rua Maurício Nunes Garcia até a Linha Verde, onde estará ainda a trincheira da rua Guabirotuba. Logo mais à frente, o viaduto estaiado, no cruzamento da rua Coronel Francisco H. dos Santos.

No primeiro trecho, com cerca de aproximadamente 1,2 quilômetros, a avenida das Torres no sentido bairro passará de três para cinco faixas de rolagem, incluindo os acessos. No sentido centro, da Linha Verde até a trincheira da rua Guabirotuba serão quatro faixas.

Da Linha Verde até a divisa com São José dos Pinhais a avenida continuará com três pistas de cada lado. Num trecho menor, da estação da Copel até a rua Baltazar Carrasco dos Reis, nos dois sentidos a via passará de duas para três faixas.

Ciclovia

Além de novas faixas de circulação viária, toda avenida, até a divisa com São José dos Pinhais, passará por uma completa requalificação, incluindo uma ciclovia com conexão metropolitana. Prevista no Plano Diretor Cicloviário do Ippuc, a ciclovia será feita nos dois lados da avenida, com sentidos opostos, totalizando 20 quilômetros de infraestrutura cicloviária.

A nova ciclovia ficará ao lado das calçadas, que também serão refeitas com novo padrão de piso antiderrapante e medidas que atendem as normas de acessibilidade. Calçadas e faixa de ciclovia terão largura mínima de 1,5 metro, ideal para o sentido único. A iluminação também será refeita ao longo da avenida.

Viaduto e trincheiras

Um viaduto e duas trincheiras facilitarão as transposições em pontos estratégicos da avenida. O viaduto suspenso por 21 cabos de aço passará por cima da avenida no cruzamento com a rua Francisco H. dos Santos.

Os cabos, 10 de um lado e 11 no sentido contrário, serão ancorados num pilar de 69 metros de altura. O tabuleiro do viaduto terá 25 metros de largura com quatro faixas de circulação, duas em cada sentido da via. Além das pistas, o viaduto terá ciclovia nas duas laterais para o trânsito seguro de ciclistas e pedestres.

O novo viaduto vai melhorar a ligação viária entre os bairros Boqueirão, Hauer, Xaxim, Uberaba e Jardim das Américas, Cajuru e BR 277, beneficiando cerca de 300 mil moradores dos seis bairros, além de turistas.

Trincheiras

As duas trincheiras, uma na rua Chile e outra na Guabirotuba, estão localizadas no bairro Jardim Botânico, e são importantes para a complementação do binário Chile/Guabirotuba. A primeira trincheira está quase pronta e a Guabirotuba foi licitada com previsão de inicio das obras no primeiro semestre desse ano.

A trincheira permitirá que a rua Guabirotuba passe por baixo da avenida das Torres. Sem essa interrupção, o binário Chile/Guabirotuba terá maior fluidez. A obra é importante também para interligação entre os bairros Jardim Botânico, Prado Velho e Rebouças.

A trincheira Guabirotuba terá cinco metros de altura e 9 metros de pista, calçada para pesdestre com 2 metros de largura. Serão duas faixas de veículo sentido Jardim Botânico. A Rua Guabirotuba chegará com três faixas até a trincheira, mas uma delas deriva para o acesso à avenida das Torres, sentido aeroporto/São José dos Pinhais.