Ambientes hostis contribuem para fuga de crianças

Outro motivo bastante recorrente para o desaparecimento é a fuga de casa, especialmente quando há um ambiente hostil e agressões. As crianças não querem mais aquele contexto em suas vidas e fogem de casa. Há muitos casos em que isto se torna fato comum em uma mesma família.

“Existem desaparecimentos também porque o ambiente familiar é tão ruim que a criança prefere fugir e ir para mais longe o possível do que ficar em casa e sofrer algum tipo de agressão ou desrespeito por parte dos pais ou responsáveis. Muitas inclusive são encontradas pelas nossas equipes e não querem voltar de jeito nenhum. Se a criança faz isto com frequência, ela está avisando de que alguma coisa não está certa”, comenta Daniele de Oliveira Serigheli, delegada titular do Sicride.

Investigação

Cada caso é verificado e a criança passa por uma série de entrevistas e atendimento com especialistas, incluindo um psicólogo. Se for uma situação de negligência ou agressão, ela é repassada pelo Sicride ao Núcleo de Proteção a Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), também da Polícia Civil. Ou ainda para os conselhos tutelares.

Quem tiver informações sobre crianças desaparecidas, pode repassá-las ao Sicride nos telefones (41) 3224-6822.