Personagem de Curitiba

Ciclistas besuntados de óleo homenageiam Oil Man

Até este fim de semana, usar sunga e corpo coberto com óleo para pedalar era praticamente uma exclusiva do Oil Man, figura folclórica de Curitiba. No entanto, muita gente decidiu aderir ao traje para participar da Bicicletada especial de fim de ano, realizada neste sábado (17). Ao todo, cerca de 200 pessoas se reuniram no centro da cidade para homenagear o personagem de Nelson Rebello, o verdadeiro nome da personalidade, a maioria delas vestida (ou seria despida?) da mesma forma que ele.

O coordenador do programa Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR), José Carlos Assunção Belotto, um dos organizadores do evento, afirma que a ideia é que a Bicicletada do Oil Man se torne uma tradição da cidade. “Queremos fazer essa homenagem a ele sempre no fim do ano para fechar um período de cicloativismo. O Oil Man é uma figura bastante folclórica de Curitiba, cuja imagem está muito ligada à cultura da bicicleta e acreditamos que homenageando-o, podemos incentivar a população a participar da formação de uma cultura da bicicleta”, explica.

O percurso teve início na Reitoria da UFPR, seguindo por ruas principais do Centro e terminando no Largo da Ordem. O passeio ainda contou com uma parada em frente à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para um protesto contra os escândalos recentes que surgiram em relação principalmente ao presidente da casa, João Claudio Derosso (PSDB). “Jogamos óleo de peroba em frente ao prédio da Câmara porque achamos que é isso que os vereadores estão precisando. Queremos mostrar que em vez de ladrões de terno e gravata, temos um herói de sunga. Não tenho certeza se era realmente aniversário do Oil Man, mas também cantaram um ‘parabéns’ para ele”, conta.