Por conta da casa

Curitiba se destaca como polo produtor de cerveja

Curitiba hoje pode ser considerada uma cidade referência quando o assunto é cerveja artesanal. Com mais de 20 rótulos, a capital paranaense se tornou uma das maiores produtoras do segmento e entusiastas da cultura da cerveja. A coisa ficou tão séria, que em dezembro de 2011 foi criada a Associação dos Cervejeiros Artesanais do Paraná (Acerva-PR), que conta já conta com mais de 100 integrantes. Além disso, a cidade e Região Metropolitana já têm sete microcervejarias: Asgard, Bier Hoff, Bodebrown, Gauden Bier, Klein Bier, Way Beer e Wesnky Beer

A tendência vai na contramão das grandes cervejarias. De acordo com a Suellen Presser, da Klein Bier, de Campo Largo, enquanto as marcas industriais cresceram em média 5% ao ano, os rótulos de microcervejarias avançam 30%. “As pessoas querem novas opções, experimentar outros tipos e sabores de cervejas. Por isso essas marcas menores têm conquistado espaço no mercado”, afirma Suellen.

A Klein Bier está funcionando há apenas dois anos e meio e já tem um lugar de destaque entre as cervejarias de Curitiba e Região Metropolitana. Suellen e o marido, Henrique Presser, começaram a produzir cerveja em casa para servir para os amigos mais próximos. Em 2009, a brincadeira virou coisa séria e hoje a Klein Bier fabrica 50 mil litros mensais. Desde julho, a marca aposta nas cervejas especiais. Ao todo são cinco tipos: Pilsen, Tchec, Weiss, Brown Ale e Stout. “Hoje, 30% da nossa produção é de cervejas e o resto de chopp”, revela.

Apreciação

Para os que acham que cervejas especiais são feitas para beber em grande quantidade está redondamente enganado. Esse tipo de bebida tem graduação alcoólica alta e justamente por isso são fabricadas para apreciação. “São cervejas para acompanhar com um refeição ou apreciar seu sabor em menores quantidades, já que têm de 4% a 6% de alcool. Então é para degustar, tentar descobrir novos sabores. Nada de entornar”, ressalta.

Saiba um pouco mais sobre os tipos de cerveja:

Cervejas artesanais: São produzidas de forma caseira, com equipamentos modernos ou não. Existe todo um cuidado no processo de produção – dos ingredientes até o modo de preparo.

Cerveja Ale: Têm alta fermentação ou fermentação quente (geralmente entre 15 e 24ºC). São mais vigorosas e encorpadas, podendo ser doce ou amarga, clara ou escura. Alguns tipos de cerveja da família Ale: Weizenbier, Kölsch, Belgian Pale Ale, Strong Ale, Bière Brut, Weizenbock, Stout.

Cerveja Lager: Cerveja de baixa fermentação ou fermentação a frio (de 6 a 12ºC). Tem graduação alcoólica que varia entre 4 e 5%. O tipo mais conhecido é a Pilsener.

Cerveja Lambic: É diferente das Ale e Lager por causa da sua fermentação, que é espontânea. É o tipo de cerveja mais antigo do mundo e é conhecida por ser muito peculiar, por possuir uma extensa gama de aromas, que vão do frutado, como framboesa, cereja ou banana, ao cítrico,
como vinho branco ou vinagre.

Voltar ao topo