Capital peruana terá parque em homenagem a Curitiba

A cidade de Curitiba dará o nome a um parque ambiental que será construído em Lima, capital do Peru. O prefeito do Distrito peruano de Chaclacayo, Alfredo Valcárcel Cahen, esteve com o prefeito Luciano Ducci, nesta segunda-feira (21) mostrando a planta do futuro parque, que terá 40 mil metros quadrados de área.

“É uma homenagem a Curitiba, uma referência mundial na área de meio ambiente. O parque vai abrigar a primeira escola ambiental do Peru, ao estilo da Universidade Livre do Meio Ambiente”, disse o prefeito peruano, que está em Curitiba participando Cúpula Mundial de Prefeitos sobre o Clima.

O Parque Ciudad de Curitiba terá um lago central, áreas de lazer e um bosque. A previsão é que o parque seja entregue em 2013, no dia 29 de março, quando Curitiba completará 320 anos. “É uma grande homenagem a Curitiba, é o reconhecimento do trabalho ambiental feito pela Prefeitura”, disse o prefeito Luciano Ducci.

Sustentabilidade

A ideia de construção do parque surgiu neste ano, quando técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente participaram em Lima, Peru, de um seminário sobre meio ambiente, apresentando os programas da Prefeitura de Curitiba. Durante o evento, foi mostrada que Curitiba é a cidade mais sustentável do mundo.

Curitiba é apontada pela ONU como referência em sustentabilidade urbana, transporte e meio ambiente, em relatório do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, divulgado nesta semana.

No estudo Towards a Green Economy: Pathways to Sustainable Development and Poverty Eradication (Rumo à Economia Verde: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza), Curitiba é citada em documentos que fazem referência à “cidade verde” e como a capital com a maior utilização do transporte público do Brasil.

Em 2010, Curitiba desbancou outras cidades da Europa, Ásia e Oceania, e conquistou o prêmio Globe Award Sustainable City, como a cidade mais sustentável do mundo. Além deste título, a capital paranaense ganhou o Sustainable Transport Award, em Washington, pela implantação da Linha Verde.

Recentemente, Curitiba foi eleita a cidade mais verde da América Latina. Um estudo sobre meio ambiente apresentado pela empresa alemã Siemens e a unidade de estudos da revista britânica “The Economist”, apontou a cidade como a mais verde entre 17 metrópoles do continente.

 

Voltar ao topo