Hemepar registra emergência por falta de sangue

O banco de sangue do Hemepar está em emergência devido à falta de sangue, principalmente dos tipos negativos e O positivo. De acordo com a pedagoga do órgão, Cristina Richter, a principal preocupação é que possa faltar sangue para socorrer pacientes nos hospitais, com o aumento da demanda em função do feriado, quando cresce o número de vítimas de acidentes de trânsito e da violência urbana.

Os estoques do banco de sangue ficaram reduzidos nesta semana devido a uma queda de mais de 40% no número de doadores. De acordo com Cristina, o banco recebe em condições normais cerca de 120 pessoas por dia.

O sangue doado ao Hemepar é utilizado para atender mais de 40 hospitais de Curitiba e região metropolitana, além de participar de uma rede que atende 370 hospitais em todo o Estado.

A pedagoga lembra que a doação de sangue é um importante ato de cidadania e que cada doador pode salvar até quatro pessoas. “Hoje é um desconhecido que está num leito de um hospital, amanhã pode ser eu ou você. Doar sangue é fundamental para a manutenção da vida. Ter esse hábito é importante para o nosso bem e para o bem de toda a sociedade”, disse.

Meia-entrada

Uma resolução da Secretaria de Saúde também garante, a quem fizer doação de sangue pelo menos três vezes ao ano, a emissão de um certificado de doador fidelizado.

Com o documento, o doador terá direito a benefícios como o pagamento de meia-entrada em cinemas, eventos culturais, como teatros e shows; ou esportivos, como jogos de futebol.

Condições para doação:

– Idade entre 16 e 67 anos, sendo que menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um dos pais ou responsáveis durante todo o processo de doação;

– Portar documento de identidade oficial com foto;

– Pesar mais de 50 quilos;

– Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecipam a doação;

– Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos;

– Homens podem doar sangue a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias.

Serviço

O Hemepar atende de segunda a sexta-feira entre 7h30 e 18h30, e aos sábados das 8h às 18h. Nesta segunda-feira (14) haverá atendimento normal. O órgão estará fechado na terça-feira, devido ao feriado da Proclamação da República.

O órgão fica na Travessa João Prosdócimo, 145, no bairro Alto da XV, em Curitiba. Mais informações pelos telefones 41 3262-7676 ou 0800-6454555 ou e-mail hemepar@pr.gov.br.