Motoristas podem fazer reciclagem em módulos

Motoristas com carteira de habilitação suspensa podem montar a própria grade de aulas do Curso de Reciclagem de Condutores Infratores. O sistema modular desenvolvido pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), em conjunto com a Companhia Paranaense de Informática (Celepar), permite que o usuário escolha as disciplinas separadamente, nas datas e horários mais adequados aos seus compromissos. O sistema está em teste para ser ampliado para todo o Paraná até o fim do ano.

Atualmente, a capacitação de 30 horas só pode ser realizada em blocos fechados, em dias seguidos, que não podem ser interrompidos. A partir de agora, será possível, por exemplo, agendar aulas somente em determinado dia da semana e em horário fixo. Não haverá prazo limite para a conclusão do curso, mas manteve-se a possibilidade de finalizá-lo em três dias. “Uma pessoa que possa participar do curso apenas uma vez por semana vai concluir o processo em 30 dias, prazo mínimo de suspensão da carteira de habilitação. Quem tem mais pressa pode participar das aulas de fim de semana”, explica o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Juan Ramon Soto Franco.

As aulas pelo novo sistema estão disponíveis somente para a sede do Detran no Tarumã. O projeto está sujeito a alterações e adaptações.